Extremistas impedem importações e cobram taxas de cristãos no Mali

Publicado:

O grupo Jama’at Nasrat al Islam wal Muslimeen (JNIM), ligado à Al-Qaeda, tem imposto restrições severas no Mali. Recentemente, eles proibiram a importação de combustíveis e impuseram regras rígidas de transporte, afetando não apenas os cristãos, mas toda a população.

A empresa Diarra Transport foi inicialmente proibida de operar no país. Porém, em 17 de outubro, um porta-voz do JNIM anunciou, em um vídeo, que a empresa poderia voltar a operar, desde que cumprisse três condições: não se envolver em conflitos com o exército, não questionar a identidade de passageiros afiliados ao JNIM e garantir que todas as passageiras estejam completamente cobertas, incluindo o rosto. Além disso, qualquer acidente causado deve ser pago pelo responsável.

Um morador de Bamako expressou a dificuldade da situação: “Viajar no Mali se tornou muito difícil. Os ônibus são poucos, antigos e mal conservados. Com a falta de combustíveis, o transporte ficou lotado e caro”.

De acordo com o Africa Center for Strategic Studies, a estratégia do JNIM visa paralisar o comércio e as atividades econômicas, minando a economia do país e desafiando o governo. O exército do Mali tem tentado conter a influência dos grupos extremistas, mas a solução parece distante.

As demandas do JNIM incluem a imposição de costumes muçulmanos, tornando os cristãos, especialmente as mulheres, ainda mais vulneráveis. Há relatos de cidadãos sendo forçados a pagar taxas e restrições ao consumo de música e álcool, em conformidade com a sharia, a lei islâmica.

A situação no Mali levanta preocupações sobre a segurança e os direitos dos moradores que não seguem esses costumes. O cenário é desafiador, e as vozes que se levantam em protesto são mais importantes do que nunca. O que você acha dessa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Apenas um terço dos americanos diz que a Bíblia é “totalmente precisa”, segundo pesquisa

Um estudo recente da Sociedade Bíblica Americana revelou que a percepção dos americanos sobre a Bíblia está longe de ser unânime. Com base...

Deputados aprovam urgência para projeto que cria a bancada cristã da Câmara

A Câmara dos Deputados deu um passo significativo na quarta-feira (22) ao aprovar o regime de urgência para o Projeto de Resolução 71/25,...

Arqueólogos encontram cemitério de 1.000 anos com primeiros cristãos da Polônia

Arqueólogos na Polônia fizeram uma descoberta surpreendente ao identificar um antigo cemitério com esqueletos humanos datados de cerca de mil anos. A vila...