Justiça interdita comunidade terapêutica clandestina na Bahia por maus-tratos e condições degradantes

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça da Bahia determinou a interdição da CT Vidas, uma unidade terapêutica em Ipiranga, a pedido do Ministério Público (MP-BA). A ação, realizada na quinta-feira (23), contou com o apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar. No local, 89 pessoas em situação de vulnerabilidade foram encontradas, incluindo idosos e indivíduos com transtornos mentais, vivendo em condições degradantes e sob relatos de maus-tratos.

Os promotores do MP-BA receberam denúncias de maus-tratos, negligência, alimentação precária e internações ilegais. Inspeções revelaram um cenário alarmante, com portas trancadas, banheiros sujos, lixo acumulado e quartos sem ventilação. Além disso, havia registros de exploração de trabalho não remunerado, com funcionários vivendo em condições precárias.

Na sexta-feira (24), os promotores Leandro Ribeiro e Laise Carneiro se reuniram com representantes de Ipiranga para discutir a criação de uma comissão interventora provisória. O principal objetivo é garantir tratamento médico e o retorno dos internos às suas famílias. Outra visita à unidade confirmou que os serviços de saúde e assistência social já estavam realizando triagens médicas dos acolhidos.

A decisão judicial impede os responsáveis pela CT Vidas de administrar qualquer entidade de acolhimento no país e determina a busca de documentos e cartões de benefícios dos internos. O município de Ipiranga deverá assumir a gestão da unidade em até 15 dias, assegurando alimentação, higiene e cuidados médicos. O processo de retorno dos acolhidos para suas casas deve ser finalizado em 30 dias. A operação contou com o apoio do delegado Atilano Teixeira Campos e do major Giliam Silva, comandante da 98ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Essa situação traz à tona questões importantes sobre o tratamento de pessoas em vulnerabilidade. O que você pensa sobre a abordagem das autoridades nesse caso? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Niterói (RJ) sanciona Lei “Anti-Oruam”

Niterói publicou no Diário Oficial do Município, nessa segunda-feira (23/12), a...

Tragédia: Menino com autismo morre afogado em lago após fugir de casa na cidade de Eunápolis

Em Eunápolis, na Bahia, um menino de 11 anos morreu afogado em uma lagoa no...

Mãe do cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone, Dona Anita morre aos 81 anos por síndrome respiratória

Ana Félix de Miranda, conhecida como Dona Anita, era mãe do cantor Bruno da dupla Bruno e...