PGR é a favor de acordo com político que sugeriu guilhotina a Moraes

Publicado:

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou, nesta segunda-feira, a possibilidade de um acordo com o ex-prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin. Ele foi denunciado por incitação ao crime após sugerir, em uma transmissão ao vivo, a possibilidade de colocar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma guilhotina. O comentário ocorreu durante um evento em julho de 2024, onde estavam presentes o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros convidados.

Após o pedido da defesa, a PGR considerou a aplicação de institutos despenalizadores. Essas ferramentas jurídicas buscam promover uma justiça restaurativa, garantindo mais celeridade na justiça penal e a atenuação das penas. A PGR propôs, entre as penas restritivas de direitos, os seguintes pontos:

  • Prestação de serviços à cidade ou a entidades públicas, totalizando 180 horas, respeitando um mínimo de 30 horas mensais, em local a ser determinado pelo juiz;
  • Pagamento de uma multa no valor de R$ 5 mil;
  • Proibição de participação em redes sociais abertas;
  • Cessação de práticas delitivas e não ser processado por outro crime até o cumprimento total das condições deste acordo;
  • Apresentação de antecedentes criminais.

Feltrin foi alvo da denúncia do procurador-geral, Paulo Gonet, por incitar publicamente o crime de homicídio através de uma transmissão ao vivo. Em depoimento à Polícia Federal, o ex-prefeito declarou estar surpreso com a repercussão do episódio e pediu desculpas, alegando que suas declarações foram feitas em tom de brincadeira, sem a intenção de ofender o ministro Moraes.

“É só colocar ele na guilhotina”

Durante a transmissão, um internauta mencionou não ter gostado de uma homenagem a Alexandre de Moraes. Feltrin então respondeu que a homenagem poderia ser feita com um objeto histórico, sugerindo ironicamente a guilhotina, famosa na Revolução Francesa.

“A homenagem aqui pra ele eu vou mostrar qual é, Vitorino. É só colocar ele aqui na guilhotina. Aqui a homenagem pra ele”, afirmou o ex-prefeito. Veja o vídeo:

No vídeo, Feltrin exibia um objeto antigo de punição chamado berlinda, semelhante a uma guilhotina, enquanto falava para a câmera. A gravação, que ocorreu em um local público, rapidamente viralizou nas redes sociais e foi coletada pela Polícia Federal para investigações.

Fabiano Feltrin Farroupilha
Fabiano Feltrin Farroupilha

O que você acha dessa situação? Você acredita que as consequências do que foi dito deveriam ser mais severas? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Augusto Heleno pede ao STF revisão de multa: “Situação de miséria”

A defesa do general Augusto Heleno, que foi chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo de...

Esposa atualiza estado de motorista de app esfaqueado por passageiro

Elias Alves dos Santos Filho, de 37 anos, permanece internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Ceilândia,...

Recurso de Bolsonaro pede redução da pena de 27 anos e 3 meses

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) entrou com um pedido de embargos de declaração no Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando a redução da...