Procurador-Geral da Bahia, Pedro Maia, assume Presidência do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O procurador-geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia, foi escolhido como novo presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). Ele será o único candidato na eleição que acontecerá nesta quarta-feira, 29 de novembro, em Brasília, na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MP-DFT). Pedro sucederá Georges Seigneur, procurador-geral do MP-DFT.

Esta é a terceira vez que um representante do Ministério Público baiano assume este cargo. Anteriormente, a procuradora-geral adjunta do MP-BA, Norma Cavalcanti, ocupou a presidência de 2022 a 2023. O mandato de Pedro Maia terá duração de um ano, abrangendo o biênio 2025-2026, com a posse marcada para 16 de dezembro.

Sobre sua nomeação, Pedro Maia disse: “Recebo com alegria e profundo senso de responsabilidade a confiança construída entre os colegas do Conselho Nacional. Encaro essa missão com serenidade e gratidão, certo de que terei ao meu lado pessoas comprometidas com a defesa da sociedade e o fortalecimento do Ministério Público.”

Pedro Maia, que se tornou procurador-geral de Justiça da Bahia em 2024, tem 21 anos de experiência no MP baiano. Nascido em Salvador e com 45 anos, começou sua trajetória na instituição em 2004. Durante sua carreira, atuou como secretário-executivo do próprio CNPG e atualmente preside o Grupo Nacional de Comunicação (GNCOM).

Como promotor de Justiça, Pedro trabalhou em diversas comarcas, incluindo Canarana e Feira de Santana, e foi promovido para Salvador em 2013. Na capital, ele coordenou grupos dedicados ao combate à sonegação fiscal e à violência organizada, e atualmente é promotor titular da Promotoria de Tóxicos de Salvador.

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, criado em 9 de outubro de 1981, é uma associação sem fins lucrativos que reúne procuradores-gerais do Ministério Público de diferentes esferas. Seu objetivo é defender os princípios e prerrogativas do Ministério Público, promover a integração entre os Ministérios Públicos estaduais e aprimorar a instituição.

O que você acha da nova presidência de Pedro Maia no CNPG? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Produtores rurais retomam bloqueio da BR-101 em Itamaraju

O trecho próximo ao Posto Serral, na BR-10, em Itamaraju, voltou a ser bloqueado por produtores rurais na manhã desta quarta-feira (18). A...

Polícia Civil recupera dois celulares roubados durante o Carnaval no Centro de Salvador

Dois aparelhos celulares com registro de roubo foram recuperados pela Polícia Civil da Bahia durante ações no circuito do Carnaval, no Centro de...

Celular com restrição de furto/roubo é recuperado no circuito Barra-Ondina

Um celular com restrição de furto/roubo foi recuperado pela Polícia Civil da Bahia na noite desta segunda-feira (16), no circuito Barra-Ondina, em Salvador....