A diretora Kathryn Bigelow é um nome de peso em Hollywood, famosa por sua habilidade em criar thrillers e filmes com temas militares. Em ‘Casa de Dinamite’, novo sucesso da Netflix, estrelado por Idris Elba e Rebecca Ferguson, ela nos apresenta um tenso enredo ambientado no departamento de defesa dos Estados Unidos, onde oficiais tentam evitar que um míssil nuclear atinja Chicago.
Kathryn Bigelow fez história ao se tornar a primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Direção, em 2010, pelo filme ‘Guerra ao Terror’. A trama acompanha um soldado lidando com seus dilemas pessoais durante a Guerra do Iraque, em meio a conflitos no seu batalhão. O filme foi amplamente aclamado por seu retrato realista do conflito e pela direção envolvente de Bigelow.
‘Guerra ao Terror’ se destacou entre grandes sucessos da época, como ‘Bastardos Inglórios’ de Quentin Tarantino e ‘Avatar’ de James Cameron, ex-marido de Bigelow. Com um orçamento de apenas 15 milhões de dólares, muito inferior aos 70 milhões de ‘Bastardos Inglórios’ e 237 milhões de ‘Avatar’, o filme ganhou relevância no cenário de premiações, conquistando diversos prêmios pré-Oscar, incluindo o Leão de Ouro no Festival de Veneza.
Quando chegou a época das indicações ao Oscar, ‘Guerra ao Terror’ foi lembrado em nove categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. A vitória de Bigelow foi um marco, já que ela se tornou apenas a quarta mulher na história a ser indicada na categoria, ao lado de nomes como Lina Wertmüller, Jane Campion e Sofia Coppola.
Até hoje, o Oscar raramente indica mulheres para a categoria de Melhor Direção. Em 2021, duas mulheres foram indicadas pela primeira vez: Chloé Zhao, que venceu por ‘Nomadland’, e Emerald Fennell por ‘Bela Vingança’. Desde então, não houve outra indicação dupla feminina.
Nos anos que se seguiram à sua vitória, Bigelow continuou a se destacar, dirigindo produções como ‘A Hora Mais Escura’, sobre a operação para capturar Osama Bin Laden, e ‘Detroit em Rebelião’, que aborda um caso de racismo policial. ‘Guerra ao Terror’ está disponível para streaming no Prime Video, enquanto ‘Casa de Dinamite’ brilha no catálogo da Netflix, sendo um dos filmes mais assistidos atualmente.
O que você acha do impacto de Kathryn Bigelow na indústria cinematográfica? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments