Maduro não representa valores de ‘democracia e liberdade’, diz presidente eleito da Bolívia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Rodrigo Paz, o novo presidente da Bolívia, fez declarações contundentes sobre a presença de líderes de regimes considerados autoritários em sua cerimônia de posse. Em resposta a críticas de Nicolás Maduro, o futuro presidente, que toma posse em 8 de novembro, disse não desejar a presença do mandatário venezuelano, de Cuba e da Nicarágua, pois não os vê como representantes da democracia.

Paz, que pertence ao espectro político de centro-direita, indicou que seu governo significará uma mudança significativa em relação aos últimos 20 anos de administração da esquerda, marcada por Evo Morales e Luis Arce. Durante este período, a Bolívia se alinhou com regime de Caracas, Havana e Manágua, distanciando-se dos Estados Unidos.

Na segunda-feira, Maduro acusou Paz de traição e defendeu que os três países enfrentaram uma “agressão descarada e injustificada”. Em suas redes sociais, Paz expressou seu desejo de construir um “país melhor, sem ódios, divisões ou perseguições”, reafirmando os valores de democracia e liberdade como essenciais para a Bolívia. “Você, senhor Maduro, representa o contrário”, destacou.

Paz também revelou que, durante seu exílio na Venezuela na década de 1970, foi acolhido pelo povo local, e por isso é “eternamente grato”. Além disso, nesta semana, ele viajará aos Estados Unidos para restabelecer relações diplomáticas cortadas em 2008 durante o governo de Morales, e para buscar apoio de organizações financeiras internacionais, que foram desconsideradas pelos últimos governos de esquerda.

Esses movimentos indicam um novo capítulo nas relações da Bolívia com seus vizinhos e a comunidade internacional. O que você acha dessas declarações de Rodrigo Paz? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercosul e União Europeia assinam acordo de livre comércio após 25 anos de negociações

Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e União Europeia assinaram neste sábado, 17 de janeiro de 2026, um acordo de livre comércio após...

Milei anuncia que foi convidado por Trump para integrar ‘conselho de paz’ para Gaza

O presidente da Argentina, Javier Milei, informou neste sábado, 17 de janeiro de 2026, que recebeu um convite do presidente dos Estados Unidos,...

Trump ameaça Europa com novas tarifas para forçar compra da Groenlândia

Trump ameaça tarifas para pressionar compra da Groenlândia O presidente dos EUA, Donald Trump, elevou o tom ao pressionar pela aquisição da Groenlândia, anunciando...