No Juspod, magistrados explicam as controvérsias jurídicas com o canabidiol

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em um cenário de crescente preocupação com doenças complexas, o canabidiol surge como uma opção promissora, mas também polêmica. Em entrevista ao podcast JusPod, do Bahia Notícias, o desembargador Mário Albiani e o juiz Pedro Godinho abordaram os desafios do acesso a esse tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), destacando questões relacionadas a evidências científicas, custos e a judicialização da saúde.

Os magistrados enfatizaram que a eficácia do canabidiol, reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se limita a condições específicas. Um dos juízes afirmou: “Já tem até eficácia comprovada para algumas doenças, como a epilepsia refratária.”

Além disso, os juízes explicaram o acesso ao canabidiol pelo SUS. “O canabidiol é muito heterogêneo. Você tem diversos óleos dentro, várias composições. Não é uma aspirina, algo simples. Como é um medicamento novo e complexo, acaba perdendo um pouco dessa questão científica.” Essa falta de padronização e limitações de evidências para várias doenças geram uma jurisprudência instável. “O juiz geralmente não aprova esse tipo de pedido por conta da evidência científica, mas o Judiciário está se adaptando. Alguns pedidos são deferidos, outros não.”

Para ter sucesso em uma ação judicial, o paciente deve comprovar a necessidade do tratamento, conforme discutido pelos magistrados na entrevista.

Veja o trecho:

APRESENTADORAS
Karina Calixto, advogada e apresentadora do JusPod desde sua criação em 2023, é mestranda em Direito pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa – IDP. Ela também é especialista em Ciências Criminais pela Faculdade Baiana de Direito e professora da Fundação Visconde de Cairu (BA). Além disso, é conselheira seccional da OAB-BA e presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem da OAB-BA.

A co-host deste episódio é a advogada Jamille Leoni Cerqueira, especialista em Direito Processual Civil pela LFG e pós-graduanda em Direito Médico e da Saúde. Ela se formou em Direito pela Faculdade Ruy Barbosa em 2011.

Você já tinha ouvido falar sobre o uso do canabidiol no tratamento de doenças? O que pensa sobre a dificuldade de acesso a esse medicamento? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça expede alvará de soltura para Gato Preto após pagamento de mais de R$ 50 mil de pensão alimentícia

O influenciador Samuel Sant'Anna, conhecido como Gato Preto, quitou a dívida de R$ 57,4 mil em pensão alimentícia e pode ser solto a...

VÍDEO: Homens ateiam fogo em área desativada dos Correios na Pituba

Mais uma ação criminosa de vandalismo foi registrada na antiga sede dos Correios, na Pituba, em Salvador. No início da manhã desta sexta-feira...