Delegados alertam sobre riscos de piadas sobre bombas em aeroportos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Piadas sobre a existência de uma bomba em aeroportos podem ter consequências sérias. Recentemente, uma passageira foi presa no Aeroporto de Brasília após fazer uma declaração do tipo durante o check-in. Ela alegou estar transportando uma bomba em sua bolsa, o que acionou imediatamente os procedimentos de emergência da Polícia Federal (PF).

Na tarde do último domingo, durante o procedimento de check-in, uma das duas mulheres que viajavam teria feito a piada. A PF relatou que, após a verificação por raio-X e inspeção manual das bagagens, nenhuma bomba foi encontrada. Contudo, a seriedade da afirmação levou à detenção e indiciamento da passageira pelo crime de “expor a perigo aeronave ou praticar ato capaz de impedir ou dificultar a navegação aérea”.

A delegada Raquel Gallinati, especialista em direito penal e segurança pública, explica que mesmo declarações feitas como piada acionam protocolos de segurança. Ela ressalta que essa situação pode obrigar as autoridades a interromper procedimentos, evacuar áreas e até suspender voos. Assim, não há espaço para interpretações duvidosas nessas circunstâncias.

Essas medidas estão alinhadas ao artigo 261 do Código Penal Brasileiro, que aborda atentados à segurança de transportes. A pena para esse crime pode variar de dois a cinco anos de reclusão e/ou multa, mesmo que não haja intenção de causar dano.

Portanto, o alerta é claro: qualquer menção a ameaças explosivas em aeroportos é levada a sério. Evitar esse tipo de humor pode prevenir complicações legais sérias. Para você, qual a sua opinião sobre o assunto? Compartilhe nos comentários abaixo!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Corpo de criança é localizado no Rio Tietê

O Corpo de Bombeiros localizou na manhã desta quarta-feira o corpo de uma menina de 11 anos que morreu afogada no Rio Tietê,...

Homem é condenado a 27 anos de prisão após matar idoso com ‘voadora’

O 4º Tribunal do Júri da Capital condenou Tiago Gomes de Souza a 27 anos de prisão, em regime inicial fechado, pela morte...

São Paulo entra em estado de atenção após chuva intensa

São Paulo entrou em estado de atençao após chuvas intensas que podem se intensificar ao longo desta semana. O Centro de Gerenciamento de...