A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu banir duas substâncias presentes em produtos para unhas em gel que precisam ser expostos à luz ultravioleta ou LED. As substâncias proibidas são o TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). A resolução foi aprovada no dia 29 de setembro.
Essa medida visa proteger a saúde dos usuários e, especialmente, dos profissionais que lidam com esses produtos. A Anvisa alertou que o DMPT pode causar câncer em humanos, enquanto o TPO é tóxico para a reprodução e pode prejudicar a fertilidade.
Além de alinhar o Brasil aos padrões de segurança da União Europeia, que também proibiu essas substâncias, a Anvisa afirmou que essa decisão impede a comercialização de produtos considerados inseguros em outros países. A proibição se aplica a qualquer produto cosmético que contenha essas substâncias.
A partir da resolução, a fabricação, importação e concessão de novos registros para produtos com TPO ou DMPT estão imediatamente proibidas. As empresas terão um prazo de 90 dias para retirar os produtos do mercado.
Após esse período, todos os registros desses produtos serão cancelados pela agência, e as empresas deverão recolher os itens ainda disponíveis nas lojas e distribuidoras.
Daniela Marreco, diretora da Anvisa e relatora da norma, ressaltou que embora os riscos sejam mais intensos para os profissionais, os usuários também podem enfrentar efeitos nocivos da exposição. A atuação preventiva do Estado é fundamental para evitar riscos que podem ser evitáveis.
Marreco também destacou que os eventos adversos estão mais associados a exposições repetidas e prolongadas, mas isso não diminui a necessidade de uma proibição rápida das substâncias, na busca pela proteção da saúde da população.
Esse assunto gera muita discussão. O que você pensa sobre essa decisão da Anvisa? Comente abaixo e compartilhe sua opinião!

Facebook Comments