O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou novas restrições de tráfego na Ponte Presidente Dutra, que conecta Juazeiro, na Bahia, a Petrolina, em Pernambuco. Essa medida é temporária e foi implementada devido às obras da Travessia Urbana de Juazeiro.
Em 25 de outubro, a autarquia municipal de trânsito de Juazeiro (AMTT) já havia proibido a circulação de caminhões com cinco eixos, além dos do tipo cegonha e pranchão, na área central e na ponte. Esta proibição é parte das obras do Complexo Viário de Juazeiro, especialmente relacionadas à demolição da alça da BR-407.
Conforme a portaria divulgada nesta quinta-feira, as restrições visam, principalmente, o tráfego de caminhões pesados, com regras específicas para horários e tipos de veículos permitidos. Veículos leves, ônibus e caminhões de até 3 eixos (PBT até 26 toneladas) podem circular a qualquer hora.
No caso dos caminhões de 4 eixos (bitruck, até 36 toneladas), a circulação está liberada apenas entre 10h e 16h e das 22h às 6h. Para caminhões articulados a partir de 4 eixos (até 48,5 toneladas), a liberação é restrita à faixa das 22h às 6h. Os bitrens (7 eixos) só podem circular com as carretas desatreladas.
Segundo a portaria, caminhões com 9 eixos, cegonhas e pranchas rebaixadas estão proibidos de circular em qualquer horário, devido às limitações nas rampas de acesso da ponte. Nos finais de semana, a partir das 14h de sábado, caminhões articulados com até 48,5 toneladas poderão circular normalmente.
As restrições continuam em vigor até a conclusão das obras e podem ser reavaliadas pela equipe de fiscalização. Em casos excepcionais, transportadores podem solicitar uma Autorização Especial de Trânsito (AET) ao Dnit, com a condição de seguir as normas de segurança e horários estabelecidos. O Dnit também alertou que motoristas que não respeitarem as regras poderão ser multados conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O que você acha dessas novas restrições? Deixe sua opinião nos comentários. Sua voz é importante para entendermos melhor o impacto dessas mudanças na sua rotina.

Facebook Comments