Evento da VI Leite Oeste Bahia começa em Barreiras com compromisso de apoio a pecuária leiteira no interior baiano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na quarta-feira (29), teve início o VI Leite Oeste Bahia, evento realizado no auditório do Sebrae, em Barreiras, Oeste da Bahia. O encontro reuniu produtores rurais, autoridades locais e representantes do agronegócio, destacando a importância da pecuária leiteira para o desenvolvimento econômico da região.

Iniciado pela Crio Agronegócios, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Tecnologia, e diversas entidades parceiras. Na mesa de honra, estiveram presentes o prefeito Otoniel Teixeira e o vice-prefeito Túlio Viana.

O secretário estadual de Agricultura, Pablo Barrozo, comentou sobre a função do Leite Oeste Bahia como uma plataforma de atualização técnica. Ele destacou que o Oeste da Bahia possui potencial suficiente para se tornar uma referência, mas isso depende de diálogo e políticas públicas que garantam acesso a novas tecnologias.

Com o tema “O produtor de leite e as tecnologias”, o evento visa integrar cooperativas e produtores em torno da inovação, sustentabilidade e valorização da cadeia produtiva, ampliando o projeto iniciado em 2018.

Ubirajara Zapponi, coordenador do projeto, ressaltou a relevância do evento para a integração e planejamento estratégico. Ele mencionou que a cerimônia levou mais de cem participantes, incluindo prefeitos de dez municípios e representantes de associações e cooperativas.

O prefeito Otoniel Teixeira destacou o papel de Barreiras no avanço da pecuária leiteira, afirmando o compromisso em criar condições favoráveis para que os produtores rurais tenham acesso à tecnologia e assistência técnica.

Durante a cerimônia, Teixeira formalizou compromissos importantes. Ele assinou um convênio com o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras para desenvolvimento de pesquisas, além de outro com a CRIO Agronegócios para continuidade do projeto Leite Oeste Bahia. O prefeito também recebeu uma motocicleta do Consid, voltada ao trabalho de assistência técnica aos produtores.

O evento contou ainda com a presença de várias lideranças, incluindo o prefeito de Santa Rita de Cássia, Zezo Aragão, e o coordenador Ubirajara Ferreira Zapponi, entre outros representantes de instituições parceiras.

A programação do VI Leite Oeste Bahia prossegue até segunda-feira (01), com palestras, painéis e o tradicional Leilão Leite Oeste Bahia, que acontecerão no Campus IX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e na Fazenda Água Doce.

E você, o que pensa sobre essa iniciativa? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil incinera pelo menos 400kg de drogas em Itapetinga

Polícia Civil da Bahia realizou, na manhã desta quarta-feira (17), a incineração de aproximadamente 400 kg de entorpecentes no município de Itapetinga, no...

Agronegócio atinge R$ 32,5 bilhões e representa quase 25% da economia baiana

O agronegócio da Bahia manteve desempenho sólido no terceiro trimestre de 2025, atingindo um volume financeiro de R$ 32,5 bilhões e respondendo por...

Bahia deve crescer mais que o Brasil em 2026, aponta Observatório da Fieb

O PIB da Bahia deve crescer 2,6% em 2025, representando cerca de 29% da economia do Nordeste, segundo estimativa da Federação das Indústrias...