O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu no Palácio do Planalto com Erasmo Carlos Battistella, CEO da Be8, e Denis Güven, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina. A conversa girou em torno da promoção dos biocombustíveis e de como colocá-los na pauta de exportação brasileira.
Durante o encontro, Lula foi apresentado aos caminhões e ônibus da Rota Sustentável COP30, que utilizam o biocombustível Be8 BeVant. Esse combustível promete reduzir em até 99% as emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel fóssil.
O objetivo da rota é testar o biocombustível nos veículos Mercedes-Benz, além de comparar com modelos que utilizam diesel B15. A partir de Passo Fundo (RS), os veículos estão em uma viagem de cerca de 4 mil quilômetros até Belém (PA), onde ocorrerá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em novembro.
Battistella mencionou que o BeVant pode substituir o óleo diesel em diversos tipos de motores e é especialmente útil em rotas longas, onde a eletrificação é mais desafiadora. Ele solicitou o apoio do presidente para incluir biocombustíveis como uma prioridade nas exportações brasileiras. “Isso é uma solução imediata de descarbonização”, argumentou.
Lula sugeriu a realização de testes com veículos da Mercedes-Benz fabricados na Alemanha, para observar a redução das emissões. Ele destacou o potencial agrícola brasileiro e a capacidade de inovação tecnológica, dizendo: “A transição energética que o mundo busca não é tão difícil. Basta vontade política e coragem.”
Petróleo
Em contrapartida, Lula afirmou que não é possível abandonar os combustíveis fósseis de forma abrupta. Ele comentou sobre a polêmica em torno da exploração de petróleo na Margem Equatorial, uma área com grande potencial petrolífero no norte do Brasil.
Neste mês, a Petrobras recebeu autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para iniciar pesquisas na região. Lula enfatizou a responsabilidade do Brasil em garantir que a transição energética ocorra de maneira ambientalmente sustentável, garantindo que o uso de petróleo continue enquanto necessário.
O que você acha dessa proposta de Lula sobre biocombustíveis? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments