Lula sanciona lei que endurece combate ao crime organizado e amplia proteção a autoridades

Publicado:

Nesta quarta-feira, 29 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma nova lei focada no combate ao crime organizado. O objetivo é reforçar as medidas de proteção para autoridades e servidores públicos envolvidos nessa luta. O texto foi publicado no Diário Oficial da União na quinta-feira, 30.

Aprovada pelo Congresso Nacional, a legislação introduz duas novas categorias de crime ligadas à obstrução de investigações e operações contra organizações criminosas. As novas modalidades são a obstrução de ações e a conspiração para obstrução dessas ações. As penalties previstas são de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa.

A lei também inclui diretrizes para aumentar a segurança de juízes, promotores, policiais e militares, incluindo aposentados e seus familiares, sempre que houver risco relacionado ao desempenho de suas funções. Essa proteção é especialmente reforçada em áreas de fronteira, reconhecidas como vulneráveis à ação de facções criminosas e contrabando.

A sanção segue uma grande operação realizada no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho, que resultou em mais de 120 mortes, conforme informações das autoridades estaduais.

Outra mudança importante é a alteração do artigo 288 do Código Penal, que trata do crime de associação criminosa. Agora, quem contratar ou solicitar a prática de crimes pode receber a mesma pena que os membros da organização criminosa, variando de 1 a 3 anos de reclusão, além das punições pelo crime realizado, caso ocorra.

Especialistas em direito penal destacam que essa mudança fecha brechas que permitiam a mandantes fugirem da responsabilização direta ao delegarem ações a grupos criminosos.

Por fim, a lei estabelece que condenados e investigados por obstrução ou conspiração cumpram pena em presídios federais de segurança máxima, visando reduzir a influência das facções no sistema prisional estadual. A nova legislação entra em vigor nesta quinta-feira, 30.

O que você acha dessas novas medidas? Sua opinião é importante. Comente e compartilhe suas ideias sobre o combate ao crime e a segurança pública!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba como se formam e são medidas as rajadas de vento

Durante tempestades, as rajadas de vento se deslocam pelas cidades, muitas vezes invisíveis, mas com efeitos claramente visíveis. Árvores derrubadas, troncos partidos e...

10 anos de “Cru”: o EP que apresentou Liniker ao mundo

Antes de ganhar reconhecimento em palcos internacionais e conquistar milhões de streams, Liniker teve seu momento decisivo com um vídeo emocionante gravado em...

Mega-Sena acumulada: veja os números sorteados neste sábado (22/11)

Na noite deste sábado (22/11), a Caixa Econômica Federal realizou o sorteio do concurso 2.942 da Mega-Sena...