Martinho da Vila: “Samba é mais representativo do que o hino nacional”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O sambista Martinho da Vila, uma lenda da música popular brasileira, comentou sobre sua apresentação em Brasília em entrevista ao Metrópoles. Ele revelou sua intenção de misturar sucessos conhecidos com músicas menos populares durante o Festival Estilo Brasil.

O evento ocorrerá no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília (DF), no dia 31 de outubro. Martinho promete um espetáculo festivo e alegre, onde irá apresentar não só seus clássicos, mas também incluir uma canção menos conhecida, chamada “Cravo Branco”, de Paulo do Banzelinos.

“Para o show de Brasília, vou apresentar sucessos permeados com músicas não muito conhecidas”, diz Martinho. O artista, que é um dos grandes nomes do samba, ainda levará ao palco a essência do pagode, que ele descreve como “filho ilustre do samba”. Fãs podem esperar por clássicos como “Disritmia” e “Canta Canta, Minha Gente”.

Martinho, que vive no Rio de Janeiro desde os quatro anos, compartilha que sua “carioquice” está enraizada em suas origens. Ele relembra que o pagode surgiu “de quintal em quintal” e destaca sua importância na evolução do samba, que se reinventou ao longo dos anos. “O samba acolheu uma variedade muito maior de timbres”, explica.

Conexão com o público

Com uma carreira que já ultrapassa seis décadas, Martinho foca na conexão que estabelece com a plateia, buscando sempre provocar reflexões. Ele gosta de observar as reações do público às suas músicas. “Mesmo com tantos anos de carreira, eu gosto de perceber a vibração da plateia”, revela.

Para Martinho, sua função artística é levar leveza. “A mensagem que eu quero transmitir é que sem alegria, a vida é triste.” Ele se mostra um militante ativo pela identidade negra e pela igualdade racial, reafirmando a importância cultural do samba no Brasil.

“O papel principal do samba hoje é representar o Brasil”, afirma o artista.

Martinho acredita que o samba tem uma representatividade nacional superior ao hino nacional. “Ele é mais representativo do que o hino nacional”, destaca, e acrescenta que continua influenciando as gerações mais jovens.

Os ingressos para o festival Estilo Brasil estão à venda na Bilheteria Digital. O evento conta com o apoio do Banco do Brasil Estilo e dos cartões BB Visa.

Programação:

Martinho da Vila
31 de outubro

Tim Bernardes
8 de novembro

Paralamas do Sucesso & Dado Villa-Lobos
Turnê: Celebrando 40 anos de Clássicos
21 de novembro

Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções
Ingressos: Bilheteria Digital

O que você acha da importância do samba na cultura brasileira? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Leila Pereira se posiciona após fala de Bap: “Ataque machista”

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, manifestou-se sobre uma fala de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente do Flamengo, ocorrida durante um evento...

Fotos: Mariana Rios encanta ao mostrar 1º Natal do filho, Palo

A atriz Mariana Rios celebrou a chegada do seu primeiro filho, Palo, fruto do relacionamento com o empresário João Luis Diniz d’Avila. O...

Elaine Mickely desabafa sobre 1º Natal sem o pai: “Seu legado ficará”

Elaine Mickely desabafa no Natal após a morte do pai Manoel Quase uma semana após perder o pai, Elaine Mickely usou o Instagram na...