Cármen Lúcia adia julgamento no TSE sobre a criação do partido Missão, formado por integrantes do MBL

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), adiou para a próxima semana a análise do processo de criação do partido Missão, formado por membros do Movimento Brasil Livre (MBL). O adiamento ocorreu porque o relator do caso, ministro André Mendonça, não pôde participar da sessão programada para esta quinta-feira.

Se o TSE aprovar, o Missão se tornará o 30º partido político em atividade no país. Os fundadores buscam ter a legenda registrada a tempo de participar das eleições de 2026. O pedido de criação foi formalizado em julho.

Em setembro, o Ministério Público Eleitoral deu sinal verde para a criação do novo partido. O vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Barbosa, afirmou que o grupo atendeu aos requisitos, incluindo a coleta de mais de 500 mil assinaturas e a elaboração de um programa e estatuto.

Barbosa ressaltou que o requerente cumpriu a fase administrativa e atendeu às exigências necessárias para o registro do partido político.

O líder do Missão, quando o partido for oficialmente reconhecido, será Renan Ferreira dos Santos, atual dirigente do MBL. O Missão adotará o número 14, que pertenceu ao PTB nos últimos 45 anos.

Esse número ficou disponível após a fusão do PTB com o Patriota em 2023, resultando na criação do PRD, que utiliza o número 25.

O que você acha sobre a criação de um novo partido no cenário político atual? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vereador Duda Sanches se manifesta após morte de Alan Sanches

A morte de Alan Sanches, médico e homem público, comoveu familiares, amigos, políticos importantes e a sociedade baiana. O vereador Duda Sanches (União)...

Tiros em Alphaville: médico morto por colega deixa filho de 1 ano

A Prefeitura de Cotia divulgou uma nota de pesar pela morte do médico Vinicius dos Santos Oliveira, 35 anos, baleado ao lado de...

União Brasil lamenta morte do deputado estadual Alan Sanches

O União Brasil lamentou, neste sábado (17), a morte do deputado estadual Alan Sanches. O parlamentar, que integrava o partido na Bahia, exercia...