Justiça condena Luciano Hang a indenizar Lula por ofensas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) decidiu que o empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, deve pagar R$ 33.333,33 ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por danos morais.

A decisão, da 5ª Câmara de Direito Civil, reverteu uma sentença de primeira instância que havia considerado o pedido de Lula improcedente.

O processo surgiu a partir de outdoors em cidades catarinenses que continham frases ofensivas, como “Lula cachaceiro, devolve meu dinheiro”, “Lula na cadeia, eu com o pé na areia”, “Melhor que o verão é o Lula na prisão” e “Lula enjaulado é Brasil acordado”.

O desembargador Flávio André Paz de Brum, ao analisar o caso, entendeu que as mensagens ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e visavam atacar a honra e a imagem do presidente.

“Embora o autor seja uma figura pública, isso não significa que ele esteja imune a ofensas morais ou que não se sinta prejudicado por tais declarações”, afirmou o magistrado.

Brum também destacou que o uso do termo “cachaceiro” é pejorativo e tem o objetivo de depreciar a pessoa, mostrando que se trata de um ataque pessoal, não de uma crítica política válida.

“Mais do que uma reparação individual, a responsabilização aqui reforça um princípio civilizatório: a liberdade de expressão não deve ser usada como escudo para justificar discursos de ódio, humilhação pública e desrespeito à dignidade humana”, concluiu o desembargador.

O que você acha dessa decisão? Concorda que as ofensas ultrapassaram os limites da liberdade de expressão? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Operação da Polícia Civil prende suspeita de tráfico de drogas no Centro de Salvador

Polícia Civil prende mulher por tráfico em Salvador durante operação Contenção Operação Contenção realizada pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (16), resultou na...

Porta-voz de Trump se irrita com pergunta e ataca jornalista: “Ativista enviesado”. Veja vídeo

A porta-voz do governo de Donald Trump, Karoline Leavitt, subiu o tom durante uma coletiva na Casa Branca nesta quinta-feira (15/1), desqualificando um...

Jovem de 19 anos é preso com arma de uso restrito e quase 2 quilos de maconha no Bairro Liberdade

Itamaraju recebeu uma operação conjunta da Polícia Civil da Bahia e da 43ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM),...