Paraguai declara Comando Vermelho e PCC como ‘organizações terroristas’

Publicado:

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, emitiu um decreto nesta sexta-feira (31) declarando o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital como “organizações terroristas internacionais”. A decisão vem após uma megaoperação policial no Rio de Janeiro, que resultou em pelo menos 121 mortes, conforme relatos oficiais.

O decreto, assinado por Peña e datado de quinta-feira (30), afirma que as duas quadrilhas criminosas têm características operacionais que se assemelham às de organizações terroristas. Esse reconhecimento vem após um intenso “monitoramento permanente” realizado pelo Conselho de Defesa Nacional do Paraguai, liderado pelo presidente e composto por autoridades dos ministérios do Interior, Defesa e Relações Exteriores.

O documento destaca que as operações do Comando Vermelho e do PCC estão estabelecidas no Paraguai, estendendo suas atividades ilegais ao território nacional. Isso aponta para uma crescente presença e influência dessas organizações na região.

Vale lembrar que, em agosto, o governo paraguaio já havia classificado o Cartel de los Soles, associado ao governo da Venezuela, como uma “organização terrorista internacional”. No início de 2023, o Paraguai também designou a Guarda Revolucionária Islâmica e delegações do Hamas e do Hezbollah como organizações terroristas.

Essas medidas refletem um olhar mais rigoroso do Paraguai em relação a grupos armados e transnacionais criminosos, reafirmando a determinação do governo em combater a violência e o crime organizado na região. O que você acha dessa decisão? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colômbia abre mercado para farinha de origem animal do Brasil

O Brasil agora pode exportar farinha de sangue bovino para a Colômbia, segundo informações do Ministério da Agricultura e do Ministério das Relações...

Israel entrega a Gaza mais 30 corpos não identificados, a maioria com sinais de tortura

Na última sexta-feira, 31, Israel devolveu à Faixa de Gaza mais 30 corpos. Muitos deles apresentam evidentes sinais de tortura e...

ONU pede aos EUA que cessem os ataques contra embarcações no Caribe e no Pacífico

As Nações Unidas, em uma declaração feita na última sexta-feira (31), solicitaram que os Estados Unidos interrompam os ataques a embarcações suspeitas de...