Taxa de desemprego no Brasil cai para 5,6% e iguala menor nível da série histórica, aponta IBGE

Publicado:

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre encerrado em setembro, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse índice é o mesmo já registrado nos trimestres que terminaram em julho e agosto deste ano, marcando o menor patamar desde o início da série histórica, em 2012.

Este resultado ficou em linha com as expectativas do mercado financeiro, que projetava uma taxa de 5,5%, de acordo com um levantamento da agência Bloomberg. Os dados fazem parte da Pnad Contínua, que monitora a situação de emprego formal e informal no país.

Analistas destacam que o mercado de trabalho brasileiro continua se recuperando, impulsionado pelo crescimento da economia e por medidas de estímulo do governo federal. Além disso, mudanças demográficas e o avanço tecnológico têm contribuído para a criação de novas oportunidades de trabalho.

Com o aumento da ocupação e da renda, há um estímulo no consumo de bens e serviços, o que fortalece o setor produtivo. Porém, essa demanda em alta pode criar pressão sobre a inflação.

Para controlar o avanço dos preços, o Banco Central manteve a taxa Selic em 15% ao ano, após um ciclo de alta com o intuito de limitar o consumo. No entanto, esses juros elevados já estão começando a mostrar sinais de desaceleração na atividade econômica, visíveis no PIB (Produto Interno Bruto).

Como você vê essas mudanças no mercado de trabalho? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chuvas fortes alagam entorno de igreja em Feira de Santana e expõem falhas de drenagem

Uma forte chuva na noite de quinta-feira (20) provocou novos alagamentos no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. A água rapidamente invadiu...

Tony & Dai: ouça o 4º episódio do podcast de true crime do Metrópoles

Arte/Metrópoles Está no ar o quarto episódio do Tony & Dai, podcast de true crime do Metrópoles, agora disponível no Spotify e no YouTube....