Após fracassos eleitorais, tucanos de SP pedem volta de “velho PSDB”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Após um ano de dificuldades, especialmente nas eleições municipais de 2024, onde obteve menos de 2% dos votos válidos com a candidatura do apresentador José Luiz Datena, o PSDB de São Paulo se reuniu no último sábado (1º/11) para discutir a reconstrução do partido e a superação das divergências internas.

O encontro foi realizado na sede do Sindicato dos Engenheiros, no centro de São Paulo, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas, incluindo o novo presidente municipal da sigla, Luiz Oliveira, e o presidente estadual, Paulo Serra, ex-prefeito de Santo André.

Durante o evento, a mensagem central foi um apelo à união e à superação das divergências que têm enfraquecido o partido desde as prévias de 2022.

Em meio a um clima de revitalização, Paulo Serra enfatizou a importância de resgatar os “valores tucanos”, que, na sua visão, são fundamentais para a social-democracia brasileira. Ele declarou que o partido não deve mirar na construção de um novo PSDB, mas sim na recuperação do que ele considera o “velho PSDB”, com uma proposta de governança clara e sólida.

A meta estabelecida é eleger quatro deputados federais e seis estaduais nas eleições de 2026. Serra também é cotado para concorrer a uma vaga na Câmara ou até mesmo ao Governo de São Paulo, caso o partido decida lançar um candidato próprio para o Palácio dos Bandeirantes.

O PSDB enfrentou desafios significativos nas últimas eleições. No primeiro turno, o partido ficou sem governar o estado pela primeira vez em 28 anos, após a derrota de Rodrigo Garcia. Além disso, em 2024, Datena, que tinha pouco vínculo com a legenda, terminou em quinto lugar com apenas 1,84% dos votos. O partido não conseguiu eleger nenhum vereador para a Câmara Municipal.

Recentemente, o PSDB também viu o retorno de Ciro Gomes, que após 29 anos, voltou a fazer parte do partido. Ciro, que governou o Ceará de 1991 a 1994, planeja disputar a governança do estado em 2026, buscando enfrentar o atual governador Elmano de Freitas (PT). Em sua filiação, Ciro fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao vice, Geraldo Alckmin (PSB).

Com um novo foco na próxima rodada eleitoral, o PSDB se coloca como um partido disposto a trabalhar para reconquistar a confiança dos eleitores. E você, o que acha dessa tentativa de revitalização? Deixe seu comentário e opine sobre os rumos do partido!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gravações indicam orientação política de Márcio Marinho e Kênio Rezende a fiéis da Igreja Universal durante campanha de 2024

Gravações de áudio obtidas pelo Intercept Brasil apontam orientações para o engajamento político de pastores, obreiros e fiéis da Igreja Universal do Reino...

Japão aprova reativação da maior usina nuclear do mundo

O Japão deu um passo decisivo para permitir que a maior usina nuclear do mundo retome as operações, quase 15 anos após Fukushima,...

Ações da Havaianas registram queda após polêmica em campanha publicitária com Fernanda Torres

Ações da Havaianas caem após polêmica com Fernanda Torres. A Alpargatas (ALPA3) registrou baixa de preço após críticas nas redes sociais a uma...