Datafolha: 76% dos moradores do Rio querem Exército na segurança

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado, revela que **76%** dos moradores do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana acreditam que o Exército deveria atuar na segurança pública. O levantamento, realizado entre os dias 30 e 31 de outubro, entrevistou **626 pessoas** com 16 anos ou mais. A margem de erro é de **quatro pontos percentuais**.

O estudo também mostra que **72%** dos entrevistados consideram que a recente operação contra o Comando Vermelho, que resultou na morte de pelo menos **121 pessoas**, deveria ter contado com a participação das Forças Armadas. Para **66%**, é necessária uma mudança na legislação para aumentar a responsabilidade do governo federal na segurança pública. Entre os que avaliaram a operação como mal executada, **77%** são a favor dessa mudança.

A aprovação para alterar a legislação para aumentar a responsabilidade federal varia conforme a orientação política. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro, **55%** apoiam a mudança, enquanto entre os eleitores do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, esse número sobe para **75%**.

A gestão do governador Cláudio Castro também tem sua parcela de opiniões. Entre os **40%** que avaliam seu governo como ótimo ou bom, **86%** são a favor da participação do Exército. Para aqueles que consideram a gestão ruim ou péssima, **64%** apoiam a ideia. Até mesmo entre aqueles que avaliaram a operação como bem executada, **84%** se mostraram favoráveis à participação militar.

Esses números refletem uma crescente preocupação com a segurança na cidade e uma demanda significativa pela intervenção das forças armadas, destacando o desejo dos moradores por um novo modelo de abordagem para os desafios enfrentados.

O que você pensa sobre a necessidade do Exército na segurança pública? Sua opinião é importante. Compartilhe conosco nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gestão Trump eleva a US$ 3 mil recompensa por saída voluntária dos EUA

Trump amplia incentivo para saída voluntária de imigrantes nos EUA para US$3 mil O governo dos Estados Unidos, sob o presidente Donald Trump, anunciou...

AL-BA aprova indicação de Josias Gomes ao cargo de conselheiro de TCE-BA

O deputado federal Josias Gomes (PT) teve a indicação ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA) aprovada pelo plenário...

Zelensky faz alerta sobre ataques russos no Natal: “Não haverá trégua”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta segunda-feira (22/12) que a Rússia rejeitou uma proposta de trégua de Natal e que ataques...