Paraná Pesquisas: Quase 70% dos cariocas são a favor da megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma recente pesquisa da Paraná Pesquisas revela que quase 70% dos cariocas apoiam a megaoperação da Polícia Militar nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (31) e mostram que, dos 800 moradores entrevistados no dia 30 de outubro, 69,6% estão a favor das ações, enquanto 25,8% se opõem e 4,6% não souberam responder.

Quando questionados sobre a realização de mais operações como a da última terça-feira (28), que se tornou a mais letal da história do Brasil, 67,9% dos entrevistados disseram apoiar novas ações policiais. Somente 26,6% foram contra, e 5,5% não opinaram.

Ao avaliar o impacto dessas operações no combate à criminalidade, 53,1% acreditam que estão ajudando a reduzir a violência. Por outro lado, 41,6% disseram que as operações estão agravando a situação. Outros 5,3% não responderam.

A pesquisa também questionou a atuação dos policiais durante a megaoperação. Para 60,1% dos cariocas, não houve exageros por parte das forças policiais. Já 29,4% apontaram que sim, houve exageros, e 7,0% consideraram essa questão parcial. Outros 3,5% não souberam responder.

DESDOBRAMENTOS POLÍTICOS

Os moradores também avaliaram a atuação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação à segurança pública. Entre os entrevistados, 33,4% consideram a gestão de Castro positiva, sendo 14,0% “ótima” e 19,4% “boa”. Por outro lado, 32,5% a veem como negativa, com 8,1% a considerando ruim e 24,4% péssima. Outros 30,6% classificaram as políticas como “regulares”, enquanto 3,5% não souberam opinar.

Em relação a Lula, a maioria dos cariocas vê as políticas federais de segurança pública de forma negativa. Cerca de 56,1% consideram sua atuação insatisfatória, com 45,0% a definindo como “péssima” e 11,1% como “ruim”. Somente 26,5% a veem como “regular”, enquanto 14,2% têm uma visão positiva, sendo 5,9% “ótima” e 8,3% “boa”. Outros 3,3% não souberam responder.

Esses dados revelam um panorama significativo sobre como os cariocas enxergam a segurança pública e as operações policiais em sua cidade. Como você vê essa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saiba quem são os cinco mortos em batida entre van e caminhão no DF

Um grave acidente na BR-020, nesta terça-feira (17/2), entre uma van e um caminhão, deixou cinco mortos: Everaldo de Oliveira dos Santos, 52...

STF divulga nomes de quem acessou dados sigilosos; servidor da Receita em Salvador está entre os alvos

O STF divulgou, nesta terça-feira (17), os nomes de quatro servidores alvo de uma operação da Polícia Federal por suspeita de acessar e...

Mulher despenca nas pedras de praia no circuito Dodô ao escapar de roubo

Uma turista ficou ferida ao despencar nas pedras da praia de Ondina, no circuito Dodô do carnaval, após escapar de uma tentativa de...