A Bahia registra a segunda maior taxa de câncer de próstata no Brasil, com uma estimativa alarmante de 6.510 novos casos em 2025. Deste total, 1.200 casos estão previstos apenas em Salvador, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Brasil, o número total de novos diagnósticos pode alcançar 71.730 este ano.
Esse tipo de câncer é o mais comum entre homens, excluindo os tumores de pele não melanoma. Ele representa 28,6% das mortes masculinas causadas por câncer, segundo o Ministério da Saúde.
Conforme informações do Acorda Cidade, um parceiro do Bahia Notícias, médicos alertam que homens afrodescendentes têm maior predisposição a desenvolver a doença. Com a elevada população negra no estado, as estatísticas refletem essa realidade, e é importante destacar que o tumor tende a apresentar um desenvolvimento mais agressivo entre esse grupo.
Nos estágios iniciais, o câncer de próstata é geralmente assintomático, o que torna a detecção precoce um desafio. Os sintomas mais comuns, que aparecem em fases avançadas, incluem dificuldade para urinar, dor ou ardor, gotejamento prolongado e aumento da frequência urinária.
Esse cenário é um chamado à ação para que os moradores da Bahia busquem informações e práticas de prevenção. A conscientização sobre a importância de exames regulares pode ser vital na luta contra essa doença. Quais são suas opiniões sobre esse assunto? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência.

Facebook Comments