O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou neste sábado a ampliação do Aeroporto Internacional de Belém. A cerimônia ocorreu em alinhamento com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, também na capital do Pará. As informações são da Agência Brasil.
Na mesma data, Lula também celebrou a requalificação do Porto de Outeiro. A ampliação do aeroporto, que recebeu investimentos de cerca de R$ 450 milhões da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), aumentou a capacidade de atendimento. Agora, o terminal pode receber aproximadamente 13 milhões de passageiros por ano, um salto em relação aos 7,7 milhões anteriores.
A nova área de embarque foi triplicada, e novos sistemas de climatização foram implantados. Além disso, foram realizados melhoramentos no pátio de aeronaves e no balizamento noturno. O aeroporto também introduziu tecnologias de auxílio à navegação aérea, como os sistemas Papi e ALS, que aprimoram a infraestrutura operacional para pousos e decolagens.
Pensando em acessibilidade, foi instalada uma sala multissensorial para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições que exigem um ambiente controlado. Novos espaços comerciais e áreas de convivência foram criados, com mobiliário inspirado na cultura amazônica.
O que você achou das novidades trazidas pela ampliação do aeroporto? Deixe sua opinião nos comentários!


Facebook Comments