Quaest: após megaoperação, aprovação de Cláudio Castro sobe 10 pontos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), registrou um aumento significativo em sua aprovação, subindo de 43% para 53% após a recente megaoperação policial contra o Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha. Os dados foram divulgados neste domingo, refletindo um levantamento da Quaest realizado nos dias 30 e 31 de outubro, que seguiu a operação realizada no dia 28.

Esse crescimento na avaliação de Castro é notável quando comparado a agosto, quando sua desaprovação estava em 41%. Agora, esse número caiu para 40%. Mais interessante é a queda nos indecisos: de 16% em agosto, o percentual passou para 7% em outubro, demonstrando uma conversão de opiniões em favor do governador.

Felipe Nunes, coordenador da pesquisa, aponta que a maioria dos moradores do estado acredita que a operação teve como objetivo combater o crime organizado, e não favorecer a popularidade política de Castro. De acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados consideraram a ação como uma tentativa de combater a criminalidade, enquanto 40% afirmaram que visava ganhar popularidade.

A pesquisa ouviu 1.500 pessoas no estado do Rio, apresentando um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de três pontos percentuais. Em uma prévia divulgada no dia 1º de novembro, 64% dos entrevistados aprovaram a operação.

Lula tem leve queda em sua aprovação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi avaliado na pesquisa. Sua desaprovação subiu de 62% para 64%, e a aprovação caiu de 37% para 35%. Esses dados permanecem dentro da margem de erro, indicando uma oscilação moderada.

Nunes destacou que, enquanto a operação parece ter beneficiado Castro, a imagem de Lula permanece estável. A população do Rio de Janeiro vê o governo federal de forma negativa em questões de segurança pública, com 60% considerando o trabalho de Lula na área insatisfatório.

A recente declaração de Lula, em que se referiu a traficantes como “vítimas de usuários”, não ajudou na sua aprovação. Para 60% dos entrevistados, esta é a opinião sincera do presidente, enquanto 84% discordam dessa visão.

Quando questionados sobre o auxílio do governo federal no combate às organizações criminosas, 53% dos entrevistados acreditam que não há ajuda, enquanto 24% consideram que a assistência é mínima.

E você, o que acha sobre os resultados dessa pesquisa? A aprovação de Cláudio Castro é um reflexo da ação policial ou há outros fatores envolvidos? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bolsonaristas e Centrão cobram Tarcísio por espaço e apoio a Flávio

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), inicia 2026 sob pressão dupla: do Centrão, que cobra mais espaço político, e do...

Prefeitura estima que turistas representam 20% do público do Festival Virada Salvador

O Festival Virada Salvador impacta turismo, economia e a arrecadação da cidade, com cerca de 20% do público vindo de fora. A avaliação...

Nomeação de 680 policiais civis é publicada no DODF. Veja lista

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nomeou 680 novos agentes para a Polícia Civil do DF (PCDF). A nomeação foi publicada...