Na abertura do Mês Nacional do Júri e da Semana Nacional de Conciliação 2025, realizada na segunda-feira (3) no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, Camila Angélica Canário de Sá Teixeira, defensora pública geral da Bahia, enfatizou a expansão da atuação da Defensoria Pública nos tribunais do júri. Ela destacou a importância da instituição na promoção da justiça e transparência.
Camila ressaltou que o projeto TJ-BA Mais Júri, parte do Programa Bahia pela Paz, tem como objetivo reduzir a sensação de insegurança. Ela informou que, no início de sua gestão, a Defensoria atuava apenas em 19 júris. Atualmente, com o incentivo a essa ação, a instituição está presente em um terço dos 600 júris designados, contando com 63 defensores públicos destacados.
Além disso, a defensora pública reafirmou o compromisso da instituição com a transparência e inovação na gestão pública. Segundo ela, a Defensoria passou de uma nota de 38,2, atribuída pela Tricom, para perto de 100%. Isso deve resultar na conquista do selo diamante, evidenciando a importância da eficiência e transparência no serviço público.
Camila ainda lembrou que a Defensoria tem ampliado sua participação em debates nacionais, especialmente em questões de justiça climática. Para ela, discutir esses temas é fundamental, pois as populações vulneráveis são as mais afetadas por essas questões. A Defensoria está comprometida em defender os direitos dessas pessoas e reforçar sua missão nesse contexto tão importante.
E você, o que pensa sobre as iniciativas da Defensoria Pública na Bahia? Deixe sua opinião nos comentários e vamos discutir juntos!

                                    
Facebook Comments