Prefeito é morto a tiros durante celebrações do Dia dos Mortos no México

Publicado:

O prefeito de Uruapan, na região de Michoacán, Carlos Alberto Manzo Rodríguez, foi morto a tiros na noite de sexta-feira durante as celebrações do Dia dos Mortos. O crime aconteceu em uma praça central, onde dezenas de pessoas participavam das festividades.

Segundo as autoridades, Manzo Rodríguez levou sete disparos e foi rapidamente encaminhado a um hospital, onde não resistiu aos ferimentos. Um vereador e um guarda-costas que estavam com ele também ficaram feridos no ataque.

O secretário federal de Segurança, Omar García Harfuch, informou que o agressor, que ainda não foi identificado, foi morto no local. A arma utilizada no crime está relacionada a dois confrontos recentes entre grupos criminosos que atuam na região. “Nenhuma linha de investigação está sendo descartada para esclarecer esse ato covarde”, destacou Harfuch.

Michoacán é um dos estados mais violentos do México, com frequentes disputas entre cartéis e facções criminosas pelo controle de rotas de drogas e outras atividades ilícitas. No sábado, centenas de moradores de Uruapan compareceram ao cortejo fúnebre de Manzo Rodríguez, clamando por justiça. Durante a cerimônia, gritos de “Justiça! Justiça! Fora Morena!” ecoaram, referindo-se ao partido da presidente mexicana Claudia Sheinbaum.

Nos últimos meses, o prefeito havia utilizado as redes sociais para solicitar ajuda da presidente no combate à violência em Uruapan e acusado o governador de Michoacán, Alfredo Ramírez Bedolla, e a polícia estadual de corrupção e conivência com grupos criminosos.

O que você pensa sobre a situação de segurança em Uruapan e na região de Michoacán? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Terremoto de magnitude 6,3 atinge o norte do Afeganistão

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o norte do Afeganistão na noite de domingo, 2 de novembro. O Serviço Geológico dos...

EUA anunciam ajuda humanitária milionária para ajudar moradores de Cuba atingidos pelo Furacão Melissa

Os Estados Unidos declararam neste domingo (2) uma ajuda humanitária de três milhões de dólares, cerca de R$ 16 milhões, para os moradores...

Presidente do México condena assassinato de prefeito de Uruapan e promete ação contra impunidade

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, expressou sua indignação neste domingo (2) após o assassinato do prefeito de Uruapan, Carlos Manzo. Ele foi...