Terremoto de magnitude 6,3 atinge o norte do Afeganistão

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o norte do Afeganistão na noite de domingo, 2 de novembro. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) confirmou que o epicentro foi localizado em Kholm, próximo à cidade de Mazar-e-Sharif, na província de Balkh, a uma profundidade de 10 quilômetros. Os tremores foram sentidos até mesmo na capital, Cabul.

Esse evento se seguiu a um sismo devastador ocorrido em agosto, que teve magnitude 6 e causou a morte de mais de 2.200 pessoas nas províncias de Kunar, Laghman e Nangarhar. Esse foi o terremoto mais letal da história recente do Afeganistão.

O país, situado na cordilheira Hindu Kush, é vulnerável a terremotos devido à interação das placas tectônicas euroasiática e indiana. Desde 1900, a região nordeste do Afeganistão registrou 12 terremotos com magnitudes superiores a 7, conforme informações de Brian Baptie, sismólogo do British Geological Survey.

Os talibãs, que retomaram o poder em 2021, já enfrentaram diversos terremotos. Em 2023, um sismo na região de Herat resultou em mais de 1.500 mortes e destruiu mais de 63.000 residências.

Esse cenário preocupa os moradores da localidade, que já sofreram com os efeitos devastadores de desastres naturais no passado. Como você se sente sobre a frequência desses eventos no Afeganistão? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Embaixador do Brasil na ONU pede fim da ação dos EUA contra Venezuela

Trump ameaça invadir a Venezuela. Uma foto combinada, divulgada em 7 de agosto de 2025, mostra o presidente dos EUA em Grand Rapids,...

Apoiado por Trump, conservador Nasry Asfura é proclamado presidente de Honduras

Nasry Asfura, empresário conservador de 67 anos e filho de imigrantes palestinos, foi proclamado presidente de Honduras três semanas após uma eleição marcada...

Papa Leão XIV preside primeira Missa do Galo e diz que ‘negar ajuda a pobres é rejeitar a Deus’

O Papa Leão XIV presidiu, na Basílica de São Pedro, a primeira Missa do Galo como líder da Igreja Católica, marcando o início...