Terremoto de magnitude 6,3 atinge o norte do Afeganistão

Publicado:

Um terremoto de magnitude 6,3 atingiu o norte do Afeganistão na noite de domingo, 2 de novembro. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) confirmou que o epicentro foi localizado em Kholm, próximo à cidade de Mazar-e-Sharif, na província de Balkh, a uma profundidade de 10 quilômetros. Os tremores foram sentidos até mesmo na capital, Cabul.

Esse evento se seguiu a um sismo devastador ocorrido em agosto, que teve magnitude 6 e causou a morte de mais de 2.200 pessoas nas províncias de Kunar, Laghman e Nangarhar. Esse foi o terremoto mais letal da história recente do Afeganistão.

O país, situado na cordilheira Hindu Kush, é vulnerável a terremotos devido à interação das placas tectônicas euroasiática e indiana. Desde 1900, a região nordeste do Afeganistão registrou 12 terremotos com magnitudes superiores a 7, conforme informações de Brian Baptie, sismólogo do British Geological Survey.

Os talibãs, que retomaram o poder em 2021, já enfrentaram diversos terremotos. Em 2023, um sismo na região de Herat resultou em mais de 1.500 mortes e destruiu mais de 63.000 residências.

Esse cenário preocupa os moradores da localidade, que já sofreram com os efeitos devastadores de desastres naturais no passado. Como você se sente sobre a frequência desses eventos no Afeganistão? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de ataque em trem na Inglaterra é acusado de tentativa de assassinato

Um ataque com faca ocorrido no sábado, 1º de novembro, em um trem no leste da Inglaterra, resultou na acusação de tentativa de...

Terremoto na região norte do Afeganistão deixa 20 mortos

Um terremoto de 6,3 graus atingiu o norte do Afeganistão na madrugada desta segunda-feira, 3 de novembro. O epicentro foi registrado em Kholm,...

EUA anunciam ajuda humanitária milionária para ajudar moradores de Cuba atingidos pelo Furacão Melissa

Os Estados Unidos declararam neste domingo (2) uma ajuda humanitária de três milhões de dólares, cerca de R$ 16 milhões, para os moradores...