COP30: o que é e como vai funcionar

Publicado:

Entre os dias 6 e 7 de novembro, Belém, no Pará, será palco da Cúpula do Clima, um encontro que reunirá líderes de diversos países, antecedendo a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Este evento, programado para ocorrer entre 10 e 21 de novembro, vai destacar a importância do Brasil na agenda ambiental global e abordar os principais assuntos a serem discutidos durante a conferência.

A discussão sobre como controlar o aquecimento global já passa dos 30 anos, e o Brasil tem desempenhado um papel significativo nessa história. Em 1992, o Rio de Janeiro sediou a ECO92, um marco na criação de acordos internacionais sobre clima e sustentabilidade.

lula COP30
A Cúpula de Líderes em Belém terá reuniões gerais e painéis temáticos sob a direção do presidente Lula. Crédito: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Desde 1995, as COPs acontecem anualmente, reunindo representantes de quase 200 países. Durante essas reuniões, os governos buscam firmar compromissos para reduzir emissões de gases do efeito estufa, proteger florestas e incentivar o uso de energia limpa. Antes da COP30, ocorreram duas reuniões preparatórias, uma em Bonn, na Alemanha, e outra em Brasília, com 67 países representados.

Na Cúpula de Líderes em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva liderará encontros que abordarão três eixos principais: Clima e Natureza, Transição Energética e os 10 anos do Acordo de Paris. Também será lançado o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, com a proposta de unir países e investidores na proteção das florestas.

Fernando Haddad e o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, participam da abertura da Pré-COP30 - Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Fernando Haddad e o presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, na abertura da Pré-COP30. Crédito: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Como funcionará a COP30 e os Círculos de Liderança

A COP30 terá início oficial no dia 10, reunindo negociadores dos 198 países que participam da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima. As discussões seguirão o princípio das “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”. Isso significa que todos os países devem agir contra o aquecimento global, mas as nações mais ricas têm uma maior responsabilidade em financiar ações nos países em desenvolvimento.

A conferência será dividida em três áreas principais. A Zona Azul será o espaço para negociações oficiais entre os governos. Na Zona Verde, que estará aberta ao público, ocorrerão exposições, atividades educativas e debates. Já os eventos paralelos incluirão fóruns e painéis sobre energia limpa, desmatamento e justiça climática.

🌿 A Zona Verde será acessível ao público!
Durante a COP30, todos poderão participar da programação sem necessidade de credenciamento, com debates, exposições e atividades culturais, promovendo ampla participação da sociedade civil.📲https://t.co/9vVcsA4V9t

Nesta edição, as conversas serão organizadas em quatro Círculos de Liderança. O Balanço Ético Global, liderado por António Guterres, Lula e Marina Silva, se concentrará em evitar o colapso climático. O Círculo de Ministros de Finanças, com Fernando Haddad, buscará maneiras de mobilizar os US$ 1,3 trilhão prometidos na última conferência.

Liderado por Sonia Guajajara, o Círculo de Povos dará voz a indígenas e comunidades tradicionais. Já o Círculo de Presidentes reunirá ex-líderes de COPs para propôr novas formas de acelerar o Acordo de Paris e ampliar a cooperação global.

Da ECO92 à COP30

  • A primeira conferência do clima da ONU ocorreu em 1995, em Berlim.
  • Esse encontro marcou o início das negociações formais sobre emissões de carbono.
  • Cada COP buscou avanços concretos para lidar com a crise climática.
  • O Acordo de Paris, aprovado em 2015, é o marco mais importante até agora.
  • Foi a primeira vez que todos os países concordaram em limitar o aquecimento global a menos de 2°C.
  • Trinta anos depois da ECO92, a COP30 em Belém simboliza um retorno às origens e um chamado urgente para transformar promessas em ações reais.

O que você acha das discussões e propostas que surgirão na COP30? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Google aplica novos limites de uso do Gemini 3 Pro devido à alta demanda

A crescente admiração pelo Gemini 3 Pro do Google levou a empresa a estabelecer novos limites de uso para a versão gratuita de...

Número de asteroides próximos da Terra ultrapassa 40 mil

Imagine um céu estrelado onde não apenas estrelas, mas também 40.000 asteroides trafegam no espaço próximo ao nosso lar. Este número impressionante foi...

Black Friday: Google revela categorias mais buscadas

Tudo sobre Google O Google divulgou um levantamento com as dez categorias de produtos mais pesquisadas...