Metanol: nove estados investigam casos de intoxicação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira, revela que nove estados estão investigando casos de intoxicação por metanol. Até agora, foram registrados 45 casos em análise no país.

São Paulo é o estado mais afetado, com o maior número de casos confirmados, além de outros nove sob investigação. Outros estados com notificações suspeitas incluem: Pernambuco (20), Piauí (5), Paraná (4), Mato Grosso (2), Rio de Janeiro (2), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1) e Tocantins (1).

Casos Confirmados

Até o momento, o país tem 59 casos confirmados, sendo a maioria em São Paulo, que registra 46 confirmações. O estado também é o único onde foi identificada a adulteração de bebidas com metanol, através de álcool combustível contaminado, descoberto em 17 de outubro.

Além de São Paulo, confirmaram casos o Paraná (6), Pernambuco (5), Rio Grande do Sul (1) e Mato Grosso (1). O Ministério da Saúde também descartou 682 notificações.

Mortes Relacionadas

O número de mortes chega a 15, das quais nove ocorreram em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco. Atualmente, há seis óbitos em investigação, sendo dois em São Paulo e dois em Pernambuco, além de um caso cada em Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Desde o início da crise, 40 óbitos suspeitos foram descartados.

É importante que os moradores estejam atentos às informações sobre intoxicação por metanol e denunciem qualquer suspeita de adulteração de produtos.

O que você acha dessa situação? Compartilhe sua opinião nos comentários. Vamos conversar sobre isso!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...