PF resgata mais de 30 aves silvestres em operação contra tráfico em Salvador

Publicado:

Na segunda-feira (3), a Polícia Federal, com o apoio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), deu início à Operação Anilha Fria. O objetivo é cumprir um mandado judicial relacionado a investigações sobre a comercialização ilegal de anilhas do SISPASS, utilizadas em aves do tráfico de animais silvestres.

A operação foi desencadeada após a apreensão de anilhas falsificadas, que estavam sendo enviadas pelos Correios para serem utilizadas em passeriformes da fauna silvestre nacional.

O SISPASS (Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros) é uma ferramenta do IBAMA e do ICMBio para o registro de criadores e aves da fauna silvestre brasileira. Seu objetivo é controlar e fiscalizar a criação legal de pássaros. Cada ave registrada no SISPASS recebe uma anilha de identificação, um anel metálico ou de alumínio posicionado na perna do filhote.

Durante a operação, foram apreendidas 32 aves em Salvador. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Inema, onde passarão por reabilitação para possível devolução à natureza.

O tráfico de animais silvestres gera grandes prejuízos à fauna brasileira, causando desequilíbrios ambientais em ecossistemas protegidos. Em situações extremas, esses crimes podem ameaçar espécies a beira da extinção. A legislação brasileira permite a criação de animais silvestres apenas se adquiridos de criadouros comerciais registrados no IBAMA, com Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna).

A falsificação de anilhas é uma prática comum entre traficantes de animais, utilizada para inflar ilegalmente seus plantéis e burlá-los sistema de controle. Os envolvidos poderão ser responsabilizados por crimes como tráfico e maus-tratos de animais, além de receptação e falsificação de selo ou sinal público.

E você, o que pensa sobre o tráfico de animais silvestres? Compartilhe sua opinião nos comentários. Sua voz pode fazer a diferença na luta pela preservação da fauna brasileira.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS alerta sobre cobrança indevida por serviços gratuitos e gera reação da OAB, que pede reunião urgente

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um alerta nas redes sociais sobre "atravessadores" que cobram por serviços que deveriam ser gratuitos....

SSP anuncia novo concurso da Polícia Civil na Bahia para o próximo ano; saiba mais

O Governo do Estado da Bahia anunciou, nesta terça-feira (4), a...