“Se eu fosse falso, esperaria a COP”, diz Lula sobre Margem Equatorial

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abordou a pesquisa para encontrar petróleo na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, afirmando que será feita “da forma mais cuidadosa que alguém pode fazer”. Ele também respondeu às críticas sobre a autorização do Ibama para a prospecção, concedida poucas semanas antes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).

“Se eu fosse um líder falso e mentiroso, eu esperaria passar a COP para anunciar. Mas se eu fizesse isso, estaria sendo pequeno diante da importância do teste na Margem Equatorial. Se houver necessidade de explorar, faremos isso da forma mais cuidadosa possível”, comentou Lula durante uma entrevista para a imprensa internacional em Belém.

O projeto da Petrobras enfrenta a oposição de ambientalistas, que acreditam que a licença representa um retrocesso para o Brasil e afeta sua imagem ambiental, especialmente por sediar a COP em Belém (PA).

Especialistas alertam que a exploração na região pode trazer riscos significativos para o meio ambiente e impactar ecossistemas sensíveis. Vazamentos de petróleo, por exemplo, podem causar danos graves às águas profundas.

“Não vamos colocar em risco algo que acreditamos ser bom para a humanidade. Os cuidados já foram tomados. Não haverá improvisação e não faremos nada mal feito”, garantiu o presidente.

Ele reafirmou que não busca ser um “líder ambiental” e apenas segue as recomendações dos especialistas e do seu governo, dizendo: “Eu quero fazer as coisas que eles indicam”.

“Todo mundo sabe que um dia o petróleo vai acabar. Ninguém consegue viver sem combustíveis fósseis. Podemos ser o primeiro país a abrir mão disso, mas, como chefe de Estado, tenho que ter responsabilidade”, completou Lula.

As declarações foram feitas em uma entrevista a agências internacionais em Belém (PA), onde o presidente está desde sábado (1/11), participando de atividades antes do início da COP30, marcada para ocorrer entre 10 e 21 de novembro.

Antes da COP, acontece a Cúpula dos Líderes, que reúne presidentes e chefes de governo de várias nações para discutir as pautas do evento. Esta cúpula está agendada para quinta e sexta-feira (6 e 7 de novembro).

O que você pensa sobre a exploração de petróleo na Margem Equatorial? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito pede prudência a foliões após flagrar situações arriscadas na folia: “nos ajude”

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), pediu prudência aos foliões durante o Carnaval, em coletiva nesta terça-feira (17), após relatar situações de...

Pastor em Três Graças, Enrique Diaz fala de religião: “Não é a minha”. Vídeo

Enrique Diaz discute a complexidade de interpretar o Pastor Albérico em Três Graças, novela de Aguinaldo Silva. O ator fala sobre como o...

Reino Unido endurece regras sobre IA após polêmica envolvendo Grok

Autoridades do Reino Unido anunciaram, na segunda-feira, 16 de fevereiro, um acordo sobre uma nova legislação voltada a chatbots de IA. O objetivo...