Vaticano afirma que Jesus Cristo é o único Salvador e Mediador, e não Maria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Na última terça-feira, o Dicastério para a Doutrina da Fé divulgou a Nota Doutrinal “Mater Populi Fidelis” (A Mãe do Povo Fiel), aprovada pelo Papa Leão XIV. O documento esclarece os títulos associados à Virgem Maria e reforça a primazia de Cristo na salvação.

O texto reconhece títulos como “Mãe dos Fiéis”, “Mãe Espiritual” e “Mãe dos Crentes”, que refletem a maternidade espiritual de Maria. No entanto, a utilização do termo “Corredentora” é rejeitada. O comunicado ressalta que essa expressão pode causar confusão, criando a impressão de que Maria teria um papel igual ao de Cristo na redenção.

A Nota enfatiza que Jesus Cristo é o único Mediador e Salvador, enquanto Maria tem um papel de cooperação, mas sempre subordinado. O termo “Mediadora” pode ser aceito, desde que utilizado em um sentido restrito, relacionado à intercessão, mas nunca como uma fonte independente de graça.

Expressões como “Mediadora de todas as graças” são consideradas problemáticas teologicamente se entendidas de forma absoluta. “A declaração bíblica sobre a mediação exclusiva de Cristo é clara. Cristo é o único mediador”, afirmam os documentos.

Além disso, a decisão busca prevenir mal-entendidos na catequese e na devoção popular, além de facilitar o diálogo ecumênico com outras tradições cristãs que rejeitam títulos como “Corredentora”. O documento destaca que o Concílio Vaticano II e papas anteriores já evitaram definir esse título como dogma.

Assinada pelo cardeal Víctor Manuel Fernández, prefeito do dicastério, e Monsenhor Armando Matteo, secretário da Seção Doutrinária, a Nota Doutrinal foi aprovada pelo Papa em 7 de outubro.

O que você acha dessa nova abordagem em relação aos títulos de Maria? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casamento cristão termina em tragédia no Paquistão: explosão de gás mata recém-casados ??e outras seis pessoas

Explosão de gás durante casamento em Islamabad deixa oito mortos. Na madrugada de 11 de janeiro, uma explosão de gás GLP atingiu uma...

Muçulmanos se opõem a cultos cristãos na Indonésia

Meta description: Muçulmanos de Bandung protestam contra um culto da GRII no Salão FX Sudirman; autoridades defendem a liberdade de culto e o...

Coreia do Norte é o pior país do mundo em termos de perseguição a cristãos, mas a Nigéria é o mais mortal

A Coreia do Norte é o país mais perigoso para cristãos, enquanto a Nigéria é o mais mortal, segundo a Lista Mundial da...