Auditoria revela falhas graves de segurança no Louvre; código de acesso era “Louvre”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Documentos de auditoria do grupo CheckNews revelaram falhas sérias de segurança no Museu do Louvre, que foi alvo de um roubo no dia 19. Entre os principais problemas apontados estão programas desatualizados, senhas fracas e um código de acesso ao sistema de vigilância que usava a palavra “Louvre”.

Informações do jornal francês Libération, publicadas no último sábado, mostram que esses relatórios foram fundamentais para que o governo francês mudasse sua postura sobre as vulnerabilidades que levaram ao roubo das joias da coroa. Após a divulgação, a ministra da Cultura, Rachida Dati, reconheceu abertamente as falhas de segurança.

Os documentos indicam que os problemas no sistema de segurança do museu existem há pelo menos uma década. Um relatório interno do Ministério da Cultura descreve uma situação de obsolescência, informando que oito softwares críticos de segurança não recebem atualizações há anos.

Um dos programas afetados é o Sathi, desenvolvido pela Thales e adquirido em 2003 para monitorar o circuito interno de câmeras e o controle de entrada. Um documento técnico de 2019 já havia alertado que o software tinha sido descontinuado pela fabricante.

Em resposta às questões levantadas, a Thales afirmou que não havia contrato de manutenção ativo e que o museu nunca havia procurado a empresa para renová-lo.

O que você acha dessas falhas de segurança em um dos museus mais famosos do mundo? Deixe sua opinião nos comentários. É importante que todos estejam cientes dessas questões onde cultura e segurança se encontram.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

E Flávio Bolsonaro, hein?

Bolsonaro endossa a candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência. Em carta aos brasileiros, o presidente Jair Bolsonaro confirmou o apoio à chapa de...

Após prisão em fuga, Silvinei chega ao DF neste sábado. Veja próximos passos

Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), chegou a Brasília neste sábado (27/12), após ser entregue pela Polícia Federal (PF) no Paraguai....

Calorão em SP eleva alerta contra o câncer de pele. Veja como prevenir

As altas temperaturas em São Paulo nos últimos dias reforçam a necessidade de proteção solar. No Natal, a capital registrou 35,9 °C às...