Cidades do amor: IBGE revela cidades com maior número de uniões conjugais na Bahia

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O amor ainda floresce em algumas localidades baianas. Os dados do Censo 2022, divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (5), destacam as três cidades da Bahia com os maiores índices de uniões conjugais, sejam elas formalizadas ou não. Em geral, 48% da população baiana com mais de 10 anos está em relacionamentos, mas algumas cidades se destacam ainda mais.

Nos dados de 2022, 193 dos 417 municípios da Bahia tinham mais da metade de sua população de 10 anos ou mais vivendo em união conjugal. Feira da Mata lidera, com 60% da população nessa situação. Em seguida, aparecem Brejo Velho, com 59%, e Rio do Antônio, com 58,8%. Por outro lado, Anguera, Teodoro Sampaio e Tanquinho apresentam os menores índices, cada uma com cerca de 40,6% de uniões.

Entretanto, Salvador não brilha tanto quando o assunto é amor e se destaca negativamente na quantidade de “descasados”. Esses são indivíduos que já estiveram em uniões conjugais, mas não estão mais. Em 2022, esse grupo representou 23,8% da população de Salvador, somando aproximadamente 511.638 pessoas. Isso significa que uma em cada cinco pessoas acima de 10 anos na capital baiana já viveu em união, mas atualmente não está mais em um relacionamento.

Além de Salvador, outras cidades também apresentam altos índices de pessoas “descasadas”. Almadina tem 27%, Gongogi 26,7%, e Cachoeira 26,5%. Em contrapartida, Lagoa Real (11,6%), Tabocas do Brejo Velho (11,2%) e Tanque Novo (10,3%) figuram entre os locais com menor percentual de pessoas que já viveram em uniões.

Quando falamos sobre solteiros, os municípios com maior número de pessoas que nunca estiveram em união são Ipecaetá (38,2%), Mansidão (37,9%) e Antônio Cardoso (37,3%). Enquanto isso, Nova Ibiá, Mutuípe e Várzea do Poço apresentam os menores índices, entre 25,4% e 26,1%.

Esses dados ajudam a entender mais sobre a dinâmica das relações na Bahia. Com um cenário que mistura tradições e novas formas de viver, o amor continua a ser um tema que inspira tanto a estadística quanto os corações. E você, o que acha dessa realidade em sua cidade? Comente suas observações sobre relacionamentos e uniões na sua região!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira em Vitória da Conquista

Meta descrição: Agressor descumpre medida protetiva, ameaça ex-companheira e é detido em Vitória da Conquista; na abordagem, três armas brancas são encontradas em...

Região da Rodoviária terá linha especial durante suspensão do metrô neste domingo; saiba mais

Avenida ACM e Shopping da Bahia: continuidade das intervenções para implantação do novo viaduto exige fechamento das estações do metrô neste domingo (28),...

VÍDEO: Ataque a tiros promovido por traficantes do BDM causa pânico em São Roque do Paraguaçu

Um ataque a tiros foi registrado na madrugada desta quinta-feira, 25 de dezembro, no distrito de São Roque do Paraguaçu, no município de...