Conselheiro do CNJ, Rotondano, destaca importância de mutirões do Júri para agilizar julgamentos e reduzir processos parados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ressaltou em coletiva de imprensa a importância do Mês Nacional do Júri. Essa iniciativa tem como objetivo acelerar os julgamentos de crimes dolosos contra a vida.

De acordo com Rotondano, a ideia surgiu de um estudo realizado por ele e pela equipe do CNJ, que analisou a situação dos tribunais em todo o país.

“A partir do Mapa Nacional do Júri, identificamos os gargalos e sugerimos que, no mês de novembro, os tribunais mobilizassem esforços para julgar processos que estavam paralisados há muito tempo. É uma resposta concreta à sociedade”, explicou.

O magistrado também destacou que a Bahia tem sido um exemplo na implementação das metas, ao lado de estados como Pernambuco, Amapá e Rio Grande do Sul.

“A iniciativa tem mostrado resultados positivos. Os tribunais, juízes e servidores estão abraçando o projeto com determinação e empatia, certos de que os números continuarão a melhorar”, afirmou.

Rotondano finalizou enfatizando que o objetivo é reduzir a morosidade da Justiça e proporcionar respostas mais rápidas à sociedade, especialmente em casos de homicídios qualificados e feminicídios.

E você, o que acha dessas iniciativas para acelerar o sistema judiciário? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dois homens em motocicleta colidem com carro durante tentativa de fuga da polícia em Salvador

Fuga de abordagem policial resulta em acidente em Salvador Na madrugada de quinta-feira, 25, dois homens em uma motocicleta sem capacete e sem CNH...

Morador grava PMs atirando e matando pit-bulls que atacaram criança

Um morador do Setor Sul do Gama registrou o momento em que dois cães da raça pit bull foram mortos pela Polícia Militar...

Auditor da CGU flagrado em agressão já havia sido condenado por ameaçar gerente no DF

O auditor da Controladoria-Geral da União (CGU) David Cosac Júnior, de 50 anos, foi alvo de notícia após ser flagrado em vídeo agredindo...