Conselheiro do CNJ, Rotondano, destaca importância de mutirões do Júri para agilizar julgamentos e reduzir processos parados

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano, membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ressaltou em coletiva de imprensa a importância do Mês Nacional do Júri. Essa iniciativa tem como objetivo acelerar os julgamentos de crimes dolosos contra a vida.

De acordo com Rotondano, a ideia surgiu de um estudo realizado por ele e pela equipe do CNJ, que analisou a situação dos tribunais em todo o país.

“A partir do Mapa Nacional do Júri, identificamos os gargalos e sugerimos que, no mês de novembro, os tribunais mobilizassem esforços para julgar processos que estavam paralisados há muito tempo. É uma resposta concreta à sociedade”, explicou.

O magistrado também destacou que a Bahia tem sido um exemplo na implementação das metas, ao lado de estados como Pernambuco, Amapá e Rio Grande do Sul.

“A iniciativa tem mostrado resultados positivos. Os tribunais, juízes e servidores estão abraçando o projeto com determinação e empatia, certos de que os números continuarão a melhorar”, afirmou.

Rotondano finalizou enfatizando que o objetivo é reduzir a morosidade da Justiça e proporcionar respostas mais rápidas à sociedade, especialmente em casos de homicídios qualificados e feminicídios.

E você, o que acha dessas iniciativas para acelerar o sistema judiciário? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF divulga nomes de quem acessou dados sigilosos; servidor da Receita em Salvador está entre os alvos

O STF divulgou, nesta terça-feira (17), os nomes de quatro servidores alvo de uma operação da Polícia Federal por suspeita de acessar e...

Mulher despenca nas pedras de praia no circuito Dodô ao escapar de roubo

Uma turista ficou ferida ao despencar nas pedras da praia de Ondina, no circuito Dodô do carnaval, após escapar de uma tentativa de...

Mãe e padrasto chutam e mordem bebê de 1 ano: “Não parava de chorar”

Caso de maus-tratos envolve bebê de 1 ano e 8 meses em Dourados; casal é preso em flagrante Um casal, ambos com 19 anos,...