Defensora Pública-Geral da Bahia fala acerca da ampliação do Júri Popular e avanços em transparência e inovação

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No evento de abertura do Mês Nacional do Júri e da Semana Nacional de Conciliação 2025, realizado nesta segunda-feira (3) no Fórum Ruy Barbosa, Salvador, a defensora pública geral da Bahia, Camila Canário, destacou a ampliação da atuação da Defensoria Pública nos tribunais do júri. Ela enfatizou o papel da instituição na promoção da justiça e na transparência.

“O TJ-BA Mais Júri nasce dentro do Comitê de Governança do Programa Bahia pela Paz, que visa combater a sensação de insegurança. A participação da Defensoria foi ampliada. No início da nossa gestão, atuávamos em apenas 19 júris, e agora estamos presentes em um terço dos 600 júris designados. São 63 defensores públicos dedicados a essa função”, afirmou Camila.

A defensora também ressaltou o compromisso da instituição com a transparência e a inovação na gestão pública. Ela comentou sobre os avanços que colocam a Defensoria entre as mais bem avaliadas do Brasil em critérios de governança.

“Estamos focados em transparência, eficiência e inovação. Antes, a Defensoria tinha uma nota de 38,2 da Tricom. Hoje, estamos próximos de 100% e provavelmente receberemos o selo diamante, o que confirma a importância da transparência e da eficiência no serviço público”, destacou.

Camila ainda lembrou que a Defensoria tem ampliado sua presença em debates nacionais, incluindo questões de justiça climática, reafirmando sua missão de defender populações vulneráveis.

“Discutir justiça climática é crucial para nossos públicos vulneráveis, pois eles geralmente são os mais afetados. A Defensoria Pública está aqui para mostrar sua relevância, valorizar sua missão e garantir os direitos das populações que necessitam ser incluídas nesse importante contexto”, completou.

E aí, o que você acha desse avanço da Defensoria Pública em suas atuações? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeito de Niterói (RJ) sanciona Lei “Anti-Oruam”

Niterói publicou no Diário Oficial do Município, nessa segunda-feira (23/12), a...

Tragédia: Menino com autismo morre afogado em lago após fugir de casa na cidade de Eunápolis

Em Eunápolis, na Bahia, um menino de 11 anos morreu afogado em uma lagoa no...

Mãe do cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone, Dona Anita morre aos 81 anos por síndrome respiratória

Ana Félix de Miranda, conhecida como Dona Anita, era mãe do cantor Bruno da dupla Bruno e...