VÍDEO: Jerônimo quebra protocolo, interrompe Macron e cobra tradução de discurso: “Não vamos entender a mensagem do presidente”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O governador Jerônimo Rodrigues quebrou o protocolo durante um evento nesta quarta-feira (5), em Salvador, ao interromper o presidente da França, Emmanuel Macron. O líder francês falava na abertura do Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com a África, realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM). A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o prefeito Bruno Reis também estavam presentes.

Enquanto Macron discursava, Jerônimo se levantou e pediu o microfone, explicando que sem tradução, não seria possível entender a mensagem do presidente. Ele comentou: “Se não tivermos tradução, mesmo que simultânea, não vamos entender a mensagem do presidente Macron. Precisamos garantir que haja tradução”.

Após o apelo, os organizadores conseguiram uma tradutora para acompanhar a abertura. Enquanto isso, Macron falava sobre o acolhimento que recebeu em Salvador, enfatizando a relação entre seu país, o Brasil e a África. O evento ofereceu fones para a tradução simultânea, mas alguns convidados ainda não os haviam recebido. Depois da intervenção de Jerônimo, os organizadores relembraram que os fones estavam disponíveis.

Durante o dia, Emmanuel Macron também visitou o Centro Histórico de Salvador, acompanhado de figuras como o prefeito Bruno Reis, a ministra Margareth, a presidente da Funarte, Maria Marighella, e o presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues, além de outras autoridades.

Na véspera da COP30, o festival busca promover um diálogo inédito entre África, Brasil e França, reunindo lideranças, artistas e pensadores para discutir temas como justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero, culturas afrodescendentes e sustentabilidade.

O que você achou da atitude do governador? Acredita que a tradução é essencial para o entendimento das mensagens em eventos internacionais? Deixe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Natal de sangue: jovem é morto a tiros em churrasco na frente da mãe

Jovem de 23 anos é morto a tiros durante churrasco de Natal em Contagem; caso segue em apuração ...

Discussão por uso de touca termina com prisão por injúria racial em rodoviária de Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas viveu mais um caso de injúria racial. Um homem de 52 anos foi preso em flagrante na tarde de 24...

Ex-diretor da PRF é preso no Paraguai ao tentar embarcar para El Salvador com passaporte irregular

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso na madrugada desta sexta-feira no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, Paraguai,...