Ministro da Defesa explica por que Exército não age em operações no RJ

Publicado:

O Ministro da Defesa, **José Múcio**, se pronunciou nesta quinta-feira (6/9) sobre a ausência do Exército em operações policiais no Rio de Janeiro. A decisão gerou questionamentos de deputados da oposição ao governo Lula, que pediram esclarecimentos formais.

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado determinou a convocação do ministro para comparecer à Câmara em uma data a ser definida. Múcio informou que não é da sua competência decidir se as Forças Armadas devem ou não participar de operações, como a megaoperação realizada pelas forças estaduais na zona norte do Rio.

Ministro José Múcio no TSE

Múcio destacou que o Ministério da Defesa não recebeu pedido para atuar na operação de 28 de outubro. Mesmo que houvesse um pedido, os militares somente podem agir em segurança pública com uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que deve ser decretada pelo presidente da República, a partir de um pedido dos governadores.

Durante a audiência com os parlamentares, Múcio reafirmará essa explicação, que já havia antecipado.

Lula é contra GLO nas favelas

O presidente **Lula** tem se manifestado contra a utilização da GLO para auxiliar forças policiais em operações nas favelas. Em outubro de 2023, ele declarou: “Não quero as Forças Armadas na favela brigando com bandido. Não é esse o papel das Forças Armadas. Enquanto eu for presidente, não tem GLO”.

Fique à vontade para compartilhar sua opinião sobre a atuação das Forças Armadas em operações de segurança pública. O que você acha das decisões recentes? Vamos conversar!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estados Unidos pode sediar a Copa América de 2028; confira

A Conmebol está em negociações com a Concacaf para que a próxima Copa América aconteça nos Estados Unidos. Se concretizada, essa será...

STF nega possibilidade de candidaturas sem filiação partidária

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, que *candidaturas avulsas*, ou seja, sem filiação a partidos...

Depoimento de Paulo Henrique, ex-presidente do BRB, é adiado na PF

O depoimento do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, na Polícia Federal foi adiado. Inicialmente marcado para as 14h de...