Ministro Kássio Nunes Marques exalta legado de Rui Barbosa e trajetória de Joaci Góes durante cerimônia no TJ-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Kássio Nunes Marques, participou nesta terça-feira (5) de uma cerimônia em homenagem aos 176 anos de nascimento de Rui Barbosa, realizada no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador. O ministro ressaltou a importância do jurista baiano para o pensamento jurídico e político do Brasil e celebrou a entrega da Medalha Rui Barbosa ao escritor, empresário e ex-deputado constituinte Joacy Góes.

Durante seu discurso, Nunes Marques destacou o significado da data e a relevância da medalha, uma das maiores honrarias do Judiciário baiano. Ele fez menção ao impacto dos textos de Rui Barbosa em sua vida, especialmente à “Oração aos Moços”, citando um trecho que fala sobre a importância da legislação ser aplicada com justiça.

Sobre Joacy Góes, o ministro enfatizou a diversidade da trajetória do homenageado, que representa “a complexidade e a força da Bahia”. Nascido em Ipirã, Joacy se tornou um empresário de sucesso, transformando uma empresa familiar em um dos maiores conglomerados do estado e se destacou também como intelectual, político e jornalista. “Ele mostrou ser, antes de tudo, um construtor de negócios com vocação para a liberdade”, disse o ministro.

Nunes Marques recordou ainda a atuação de Joacy como deputado federal constituinte em 1988, onde foi relator do Código de Defesa do Consumidor e autor de dispositivos sobre a distribuição de recursos orçamentários da União. “Foi um arquiteto da nova república, que trouxe a voz da Bahia para a fundação da nossa democracia moderna”, afirmou.

O ministro também destacou a contribuição de Joacy para a memória e cultura baianas, enfatizando sua atuação como presidente da Academia de Letras da Bahia e do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. “Joacy é a síntese do homem que soube construir, legislar e interpretar o legado do seu povo. Sua vida é um exemplo de como o conhecimento e a cultura fortalecem a democracia e o sistema jurídico brasileiro”, afirmou.

Nunes Marques também aproveitou a oportunidade para celebrar seus cinco anos de atuação como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), um marco que coincide com o aniversário de Rui Barbosa e com a entrega da Medalha do Mérito Educacional ao desembargador Mário Albiani.

“Hoje é um dia de júbilo. Celebro meus cinco anos no Supremo, a homenagem a Rui Barbosa e o reconhecimento a Joacy Góes, um homem cuja trajetória inspira o serviço público, a cultura e o amor à Bahia”, concluiu.

O que você acha dessa celebração e do legado de figuras tão importantes para a Bahia e para o Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tragédia: Menino com autismo morre afogado em lago após fugir de casa na cidade de Eunápolis

Em Eunápolis, na Bahia, um menino de 11 anos morreu afogado em uma lagoa no...

Mãe do cantor Bruno, da dupla Bruno e Marrone, Dona Anita morre aos 81 anos por síndrome respiratória

Ana Félix de Miranda, conhecida como Dona Anita, era mãe do cantor Bruno da dupla Bruno e...

“Um pouco de dignidade”, diz advogado sobre velório de jovem arrastada

Tainara Souza Santos, 30 anos, faleceu após ser atropelada e arrastada por um carro dirigido pelo ex-namorado. Ela esteve internada desde 30 de...