Ministro Kássio Nunes Marques exalta legado de Ruy Barbosa e trajetória de Joaci Góes durante cerimônia no TJ-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques, participou nesta quarta-feira da solenidade em homenagem ao 176º aniversário de Ruy Barbosa, realizada no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), em Salvador. Durante o evento, ele ressaltou a importância do jurista baiano para o desenvolvimento do pensamento jurídico e político no Brasil.

Nunes Marques entregou a Medalha Ruy Barbosa ao escritor e ex-deputado constituinte Joaci Góes, destacando que essa honraria é uma das mais respeitadas do Judiciário baiano. Em seu discurso, o ministro lembrou como os ensinamentos de Ruy Barbosa, especialmente na “Oração aos Moços”, influenciaram sua formação. Ele citou um trecho onde Barbosa fala sobre a importância da aplicação justa das leis.

Ao falar sobre Joaci Góes, o ministro destacou a versatilidade de sua trajetória, que ilustra a riqueza da Bahia. Nascido em Ipirã, Joaci foi um empresário de destaque, transformando uma empresa familiar em um grande conglomerado. Além disso, acumulou experiências como intelectual, político e jornalista. Segundo Nunes Marques, ele é um exemplo de como se deve construir negócios com um espírito de liberdade.

Kássio Nunes Marques também ressaltou a atuação de Joaci como deputado federal na Assembleia Constituinte de 1988. Ele foi relator do Código de Defesa do Consumidor e responsável por um importante artigo da Constituição que trata da distribuição de recursos orçamentários entre as regiões do Brasil. “Ele foi um arquiteto da nova república, trazendo a voz da Bahia para a fundação da nossa democracia moderna”, disse o ministro.

O ministro elogiou também a contribuição de Joaci para a preservação da memória e cultura baianas, destacando sua presidência na Academia de Letras da Bahia. “Joaci é a síntese do homem que soube construir, legislar e interpretar o legado do seu povo. Sua vida demonstra como o conhecimento e a cultura são essenciais para fortalecer a democracia e o sistema jurídico no Brasil”, afirmou.

Nunes Marques aproveitou para celebrar seus cinco anos de atuação no STF, que coincidem com o aniversário de Ruy Barbosa e com a entrega da Medalha do Mérito em Educação Judicial Mário Albiani. “Hoje é um dia de júbilo. Celebro meus cinco anos no Supremo, a homenagem a Ruy Barbosa e o reconhecimento a Joaci Góes, cuja trajetória inspira o serviço público, a cultura e o amor à Bahia”, concluiu.

E você, o que pensa sobre a contribuição de figuras como Ruy Barbosa e Joaci Góes para a história do Brasil? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA recomenda à prefeitura de Salvador abrigar gatos em situação de risco em Paripe

Salvador recebe recomendação urgente do MP-BA para abrigar 47 felinos errantes em Paripe, visando saúde pública e bem-estar animal. A Promotoria de Justiça...

Delegação com 17 atletas baianos para disputa da etapa Nordeste do Brasileiro de Base de Surf é definida; confira

A Bahia já definiu os 17 atletas que representarão o estado na etapa Nordeste do Circuito Brasileiro de Base de Surf 2026. A...

“Sonho do Arrocha”: Fruto de projeto da Globo, telefilme baiano será exibido no cinema do Big Brother Brasil

Parte do projeto Telefilmes Regionais, a produção baiana inédita “Sonho do Arrocha” será transmitida no Cine BBB — sessão de cinema que acontece...