Moraes determina que PF abra inquérito sobre o crime organizado no RJ

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu que a Polícia Federal irá abrir um inquérito para investigar a atuação do crime organizado no Rio de Janeiro. A nova determinação foi anunciada na quarta-feira, durante um encontro que reuniu entidades e representantes da sociedade civil para discutir a recente operação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, que ocorreu no dia 28 de outubro.

Essa operação é recorde, com 121 mortes, tornando-se a mais letal da história do Brasil. Moraes destacou que a investigação se concentrará em esquemas de lavagem de dinheiro de facções e milícias, além de examinar a infiltração de organizações criminosas no poder público. O foco, segundo o ministro, é atingir a estrutura financeira desses grupos.

Moraes atua como relator temporário da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como a “ADPF das Favelas”, após a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso. No encontro, que durou aproximadamente duas horas e meia, o ministro conversou com 29 representantes de entidades envolvidas no caso.

Moraes garante pericia independente sobre as mortes no Rio de Janeiro

Além do inquérito, o assunto da perícia das vítimas da operação foi central nas discussões. A deputada estadual Dani Monteiro (PSol-RJ) informou que Moraes comprometeu-se a garantir uma análise rigorosa, com total acompanhamento da Polícia Federal.

Como noticiado pelo Metrópoles, Moraes também prometeu uma participação mais ativa do STF nas investigações e reafirmou a necessidade de uma perícia minuciosa. Anteriormente, a Defensoria Pública da União (DPU) havia solicitado a preservação de todos os vestígios da operação, o que levou Moraes a decidir pela conservação integral das provas e das cadeias de custódia.

O que você pensa sobre essa situação no Rio de Janeiro? Deixe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Músico é preso pela CAEMA suspeito de fazer “delivery” de drogas em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: um músico foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (02), no...

MP-BA emite recomendação urgente contra abate clandestino de animais em Amargosa

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Amargosa, expediu uma...

Adiada para a próxima semana a votação do relatório ao projeto que tenta acabar com a jornada de trabalho 6×1

Devido a um pedido de vista coletivo feito por diversos deputados, a votação do relatório sobre o projeto que busca extinguir no país...