O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil aumentou 3,2% em 2023, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O total atingiu R$ 10,9 trilhões, com um PIB per capita de R$ 51.693,92.
O crescimento foi impulsionado principalmente pelo setor agropecuário, que registrou uma elevação surpreendente de 16,3%. O setor de serviços também teve um desempenho positivo, crescendo 2,8%, enquanto a indústria cresceu 1,7% ao longo do ano.
Na análise da demanda, o consumo final teve um crescimento de 3,4%. O consumo das famílias subiu 3,2%, enquanto o consumo do governo cresceu 3,8%. No entanto, a Formação Bruta de Capital Fixo, que mede os investimentos, apresentou uma queda de 3% após um aumento de 1,1% em 2022. A taxa de investimento ficou em 16,4% no ano passado.
O crescimento do PIB pode ser atribuído a uma forte demanda interna, que contribuiu com 2,0 pontos percentuais, e à demanda externa, com 1,3 pontos percentuais, impulsionando as exportações de bens e serviços.
O valor adicionado bruto, que é uma medida importante da produção econômica, cresceu 3,4% em 2023. As contribuições foram de 1,9 ponto percentual dos serviços, 0,4 ponto percentual da indústria e 1,1 ponto percentual da agropecuária.
O IBGE também informou que a divulgação detalhada do PIB anual definitivo está temporariamente suspensa, sendo disponibilizadas apenas estimativas agregadas devido à transição para uma nova base de dados. A reformulação da série do Sistema de Contas Nacionais está sendo feita com base no ano de 2021.
Como você vê esses números? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe suas reflexões sobre o crescimento econômico do Brasil.

Facebook Comments