Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Publicado:

Seis dos nove municípios da Baixada Santista relataram 44 casos de meningite em 2025, além de sete mortes relacionadas à doença. As cidades que apresentaram dados foram Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém.

A prefeitura de Santos confirmou seis casos neste ano e um óbito. Em 2024, o município registrou 20 casos e duas mortes. Cubatão, por sua vez, já conta com três casos e três óbitos em 2025, sendo que no ano passado foram cinco casos e duas mortes.

Em Praia Grande, até agora foram 11 casos e três mortes, enquanto em 2024 foram 13 casos e também três óbitos. Mongaguá teve três casos, mas nenhum óbito este ano, igual ao registro de 2024. Itanhaém também não registrou mortes, com quatro casos confirmados em 2025. Já São Vicente apresentou 17 casos, mas não divulgou os dados de 2024.

As meningites podem ser causadas por vírus ou bactérias, e cada tipo tem seu próprio tratamento e prognóstico. Entre os sintomas comuns estão febre alta, forte dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz. A recomendação das autoridades é buscar um serviço de saúde ao notar esses sintomas, para avaliação e conduta adequada.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está realizando a investigação epidemiológica dos casos de meningite na região, além de monitorar a evolução dos casos com as prefeituras.

Para prevenir a doença, recomenda-se reforçar a higiene das mãos, especialmente antes das refeições e após usar o banheiro. Também é importante manter a limpeza de superfícies e utensílios compartilhados, evitar o compartilhamento de objetos pessoais e cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, utilizando lenços descartáveis.

Esta situação gera preocupação entre os moradores da região. Se você tem alguma opinião ou experiência sobre o assunto, compartilhe nos comentários. Sua voz é importante!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Unesco faz recomendação inédita para uso ético da neurotecnologia

A neurotecnologia, que permite monitorar e até modificar a atividade cerebral, está ganhando destaque mundial. Há milhares de pessoas utilizando essa tecnologia em...

Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos

O número de atendimentos para tratar câncer de próstata entre homens com até 49 anos cresceu 32% no Brasil entre 2020 e 2024....

Metanol: nove estados investigam casos de intoxicação

O boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta sexta-feira, revela que nove estados estão investigando casos de intoxicação por metanol. Até...