China retira proibição de importação sobre frango brasileiro após gripe aviária

Publicado:

A China anunciou nesta sexta-feira (7) que irá retomar a importação de frango brasileiro. A decisão foi comunicada pela Administração Geral das Alfândegas do país (GACC) e acompanha o resultado de uma análise de risco relacionada a surtos de gripe aviária. A proibição, que estava em vigor desde 16 de maio, ocorre após um caso da doença registrado em um plantel em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Fontes informam que a decisão para liberar as importações foi tomada há mais de uma semana, mas aguardava uma reunião do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, que finalmente aconteceu na madrugada de sexta-feira no Brasil.

As exportações de produtos avícolas brasileiros para a China haviam sido suspensas em maio, seguindo um protocolo bilaterial em caso de surtos de gripe aviária. Em setembro, uma auditoria foi realizada em granjas no Brasil, com o objetivo de avaliar os controles sanitários e permitir a retomada das exportações.

Atualmente, a China é o principal mercado para o frango brasileiro, representando 13% das exportações deste produto. Em 2024, o Brasil enviou cerca de 561 mil toneladas de carne de frango para o país asiático, gerando aproximadamente US$ 1,288 bilhão em vendas, segundo o sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro.

Desde junho, o Brasil vinha buscando a retomada das exportações após ter restabelecido o status de país livre de gripe aviária, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O protocolo entre Brasil e China estabelece que o país para de certificar as exportações em caso de surtos, e a validação para retomar as vendas dependia do reconhecimento da autoridade sanitária chinesa.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo pessoal ao presidente da China, Xi Jinping, para retomar a importação do frango brasileiro. O pedido foi feito em uma ligação em agosto, onde Lula enfatizou a importância do Brasil como principal fornecedor de pés de frango para a China, que movimenta cerca de US$ 1 bilhão anualmente.

O que você acha dessa decisão? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alemanha promete dinheiro para fundo de floresta de Lula, mas não anuncia valor

Nesta sexta-feira (7), o governo da Alemanha declarou que planeja apoiar o Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF). No entanto, a falta de...

É bom uma incursão americana na Venezuela?

A recente ação do governo americano contra embarcações na Venezuela levanta questões importantes. Apesar do discurso sobre o combate ao tráfico...

Câmara dos EUA pretende retomar atividades se Senado aprovar projeto

A paralisação do governo federal nos Estados Unidos chegou ao seu 35º dia, igualando-se ao shutdown recorde de 2018-2019, durante a gestão do...