China retira proibição de importação sobre frango brasileiro após gripe aviária

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A China anunciou nesta sexta-feira (7) que irá retomar a importação de frango brasileiro. A decisão foi comunicada pela Administração Geral das Alfândegas do país (GACC) e acompanha o resultado de uma análise de risco relacionada a surtos de gripe aviária. A proibição, que estava em vigor desde 16 de maio, ocorre após um caso da doença registrado em um plantel em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Fontes informam que a decisão para liberar as importações foi tomada há mais de uma semana, mas aguardava uma reunião do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, que finalmente aconteceu na madrugada de sexta-feira no Brasil.

As exportações de produtos avícolas brasileiros para a China haviam sido suspensas em maio, seguindo um protocolo bilaterial em caso de surtos de gripe aviária. Em setembro, uma auditoria foi realizada em granjas no Brasil, com o objetivo de avaliar os controles sanitários e permitir a retomada das exportações.

Atualmente, a China é o principal mercado para o frango brasileiro, representando 13% das exportações deste produto. Em 2024, o Brasil enviou cerca de 561 mil toneladas de carne de frango para o país asiático, gerando aproximadamente US$ 1,288 bilhão em vendas, segundo o sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro.

Desde junho, o Brasil vinha buscando a retomada das exportações após ter restabelecido o status de país livre de gripe aviária, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). O protocolo entre Brasil e China estabelece que o país para de certificar as exportações em caso de surtos, e a validação para retomar as vendas dependia do reconhecimento da autoridade sanitária chinesa.

Além disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo pessoal ao presidente da China, Xi Jinping, para retomar a importação do frango brasileiro. O pedido foi feito em uma ligação em agosto, onde Lula enfatizou a importância do Brasil como principal fornecedor de pés de frango para a China, que movimenta cerca de US$ 1 bilhão anualmente.

O que você acha dessa decisão? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tempestades provocam alagamentos e mortes no sul da Califórnia

Tempestades provocaram inundações rápidas no sul da Califórnia, com novas chuvas previstas para esta quinta-feira. O evento é uma das mais intensas tempestades...

Trump anuncia ataques dos EUA contra militantes do Estado Islâmico na Nigéria

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou, em publicação na Truth Social, que as Forças Armadas americanas realizaram ataques aéreos contra militantes do...

Milei compartilha post de Flávio Bolsonaro lendo carta do pai sobre pré-candidatura

Milei amplia visibilidade do movimento bolsonarista ao republicar carta de Bolsonaro. O presidente da Argentina, Javier Milei, compartilhou nas redes sociais a publicação...