MP-BA promove visitas para difundir projeto de educação inclusiva em Irará, Ouriçangas e Água Fria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nos dias 22 e 23 de outubro, os municípios baianos de Irará, Ouriçangas e Água Fria participaram de oficinas do projeto “Educação Inclusiva – todas as escolas são para todos os alunos”. Essa iniciativa, promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), visa capacitar educadores das redes municipais para promover práticas pedagógicas inclusivas, focando na permanência e aprendizado de todos os alunos.

As atividades, que incluíram palestras e oficinas, foram conduzidas pela promotora de justiça Analizia Freitas, junto com a professora Ednei Garzeni e a pedagoga Iracema Lemos, integrantes do Centro de Apoio Operacional da Educação do MP-BA (Ceduc). O enfoque das capacitações foi em estratégias que garantem o acesso e a participação dos estudantes com deficiência, além de uma abordagem integral à saúde física e mental no ambiente escolar.

Os municípios contaram com o apoio das promotoras de justiça Lara Vasconcelos e Cintia Crusoé Guanaes. Os termos de cooperação foram formalizados em datas diferentes: Irará assinou em 15 de abril, Água Fria em 22 de abril e Ouriçangas em 18 de agosto.

As capacitações contaram com a presença de secretários municipais. Em Ouriçangas, estava a representante da Secretaria de Educação, Jailda Ribeiro, e o secretário de Ação Social, Adalton Ferreira. Irará participou com a secretária de Educação, Mariana de Menezes, e em Água Fria estavam presentes a secretária de Educação, Malucia da Silva, além da secretária de Ação Social, Cristiane Lima, e o secretário de Saúde, Júlio Cesar de Oliveira.

Cada município definiu uma escola-piloto para a implementação do projeto. Em Irará, as ações serão desenvolvidas na Escola Municipal Profª Alzira Martins Dantas de Oliveira. Ouriçangas optou pela Escola Municipal Lomanto Júnior, enquanto Água Fria implementará o projeto na Escola Municipal Dom Jackson Berenguer Prado.

O projeto de educação inclusiva traz um grande impacto para esses municípios. É uma oportunidade de reflexão sobre a importância da educação para todos. Queremos ouvir a sua opinião sobre essa iniciativa. Deixe seu comentário e participe da conversa!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atriz que atuou em “O Rei Leão” na Broadway é morta a facadas pelo companheiro nos EUA

Imani Dia Smith, 25 anos, morreu após ser esfaqueada pelo companheiro no último domingo (21), em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ela deixa...

Homem sem CNH e com sinais de embriaguez atropela duas mulheres no DF

Ceilândia, DF – Um motorista sem carteira de habilitação, com sinais de embriaguez, foi detido após atropelar duas mulheres, nesta quinta-feira (25/12), por...

Prefeitura de Dias d’Ávila exonera comissionados após decisão judicial e recria 543 argos

Resumo da crise em Dias d'Ávila A Prefeitura de Dias d'Ávila, na Região Metropolitana de Salvador, vive um impasse institucional neste fim de...