Autoridades apoiadas pelo Exército do Sudão examinam proposta de trégua dos EUA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Conselho de Defesa do Sudão, apoiado pelo Exército, se reunirá hoje para discutir uma proposta de cessar-fogo apresentada pelos Estados Unidos. A reunião acontece uma semana após a cidade de El Fasher, em Darfur, ter sido tomada pelos paramilitares das Forças de Apoio Rápido (FAR), que estão em conflito com o Exército desde abril de 2023.

As FAR capturaram o último reduto das Forças Armadas oficiais na região de Darfur, levantando preocupações sobre um possível ataque à província central de Kordofan. De acordo com uma fonte anônima, o Conselho se debruçará sobre a oferta de trégua, que é parte de esforços mais amplos liderados pelo grupo ‘Quad’ – formado por Estados Unidos, Egito, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

Esse grupo vem negociando um cessar-fogo há meses, após a proposta de uma trégua humanitária de três meses, seguindo de um cessar-fogo permanente e uma transição de nove meses para um regime civil. Esse plano sugere a exclusão do Exército e das FAR do processo de transição.

O governo sudanês, alinhado com o Exército, já havia rejeitado essa proposta anteriormente. Desde o ataque em El Fasher, muitos relatos de violência emergiram, incluindo assassinatos em massa, violência sexual e ataques a trabalhadores humanitários. O Tribunal Penal Internacional (TPI) demonstrou preocupação com essas alegações, afirmando que, se confirmadas, poderiam configurar crimes de guerra e contra a humanidade.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, também se manifestou, pedindo o fim do “pesadelo de violência” no Sudão. Ele alertou que a situação está se agravando rapidamente e convocou as partes a se reunirem para negociações imediatas a fim de acabar com essa crise.

O que você acha da situação atual no Sudão? Sua opinião é importante. Comente abaixo e compartilhe suas ideias sobre como podemos ajudar a propiciar a paz na região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump ameaça invocar Lei da Insurreição em Minnesota após confrontos com o ICE

Trump ameaça invocar a Lei da Insurreição para mobilizar militares dentro dos EUA caso Minnesota não cesse os ataques contra agentes do ICE....

FBI realiza buscas na casa de repórter do Washington Post que cobre governo Trump

Agentes do FBI realizaram, na Virgínia, uma busca na casa da repórter Hannah Natanson, do Washington Post, como parte de uma investigação sobre...

Agente do ICE atira em venezuelano durante operação em Mineápolis

Um agente federal de imigração atirou em um venezuelano na quarta-feira, 14 de janeiro, em Minneapolis, durante uma blitz de trânsito. O disparo...