Muita gente pode não perceber, mas ficar mais de 30 dias sem sexo pode ter impactos negativos na saúde. A psiquiatra Carmita Abdo, coordenadora do programa de estudos em sexualidade da USP, diz que as consequências tendem a ser mais profundas para pessoas saudáveis que desejam ter relações sexuais.
Esse tema voltou à tona quando a influenciadora Khloé Kardashian, de 41 anos, revelou em uma entrevista que está sem fazer sexo há quatro anos, desde o término do namoro com Tristan Thompson. Juntos, eles têm dois filhos, True, de 7 anos, e Tatum, de 3.
Em entrevista à revista Elle, Khloé expressou seu constrangimento em falar sobre o assunto. Ela disse: “Me sinto um pouco envergonhada, pensando: ‘Que patético’. Mas, quando você chega a um certo ponto, percebe que isso é algo muito especial.”
Carmita também observa que pessoas que não desejam ter relações sexuais por um tempo e não estão sofrendo podem ficar tranquilas. Porém, aqueles que querem praticar, mas não conseguem, podem sentir desconforto. A falta de sexo pode gerar inseguranças, fazendo a pessoa se questionar sobre sua atratividade ou interesse de outros.
Desintoxicação sexual: vale a pena?
O detox sexual, ou limpeza sexual, consiste em se abster de sexo por um período para tornar o orgasmo mais intenso quando as relações são retomadas. O terapeuta sexual Ian Kerner recomenda um mês de abstinência para aumentar o prazer e revitalizar relacionamentos.
André Almeida, psicólogo e sexólogo, explica que ficar sem estímulos pode aumentar a sensibilidade na hora do prazer. “Quando alguém fica muito tempo sem alcançar o orgasmo, essa sensação pode se intensificar, gerando uma experiência subjetiva mais intensa”, comentou.
Os benefícios do sexo
Uma vida sexual saudável é vista pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como essencial para a qualidade de vida. Manter essa atividade pode até mesmo contribuir para a longevidade. O sexo não só promove bem-estar físico, mas também emocional, reduzindo estresses e melhorando o sono.
E você, o que pensa sobre a relação entre sexo e saúde? Compartilhe suas ideias nos comentários!

Facebook Comments