O lançamento do iPhone Air, considerado o smartphone mais fino da Apple, não teve a recepção esperada. A poucos dias do lançamento, já surgem relatos de devoluções e a produção do modelo foi reduzida. Um exemplo dessa frustração é Robert Purdy, ex-gerente sênior de produtos da Apple. Após um mês com o aparelho, ele decidiu devolvê-lo devido a vários problemas, como dificuldades nas chamadas em viva-voz, falhas na reprodução de música e qualidade das fotos, que não se equipararam às do iPhone 17 Pro, usado em seu próprio casamento.
Purdy comenta sobre o desempenho insatisfatório e ressalta que, embora o design seja elegante, o iPhone Air não serve como um dispositivo principal. Esse relato destaca a insatisfação de muitos usuários.
Dados de pesquisa de mercado indicam que apenas 10% dos compradores de iPhone nos EUA escolheram o Air nas semanas iniciais de vendas. Enquanto os modelos da linha iPhone 17 apresentam prazos de entrega de até três semanas, o Air está disponível imediatamente no site da Apple, um sinal claro de baixa demanda.
De acordo com a Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), 29% dos compradores de iPhone no último trimestre optaram pelos modelos mais novos, com preferência pelos modelos Pro e Pro Max. O Air, no entanto, ficou em segundo plano.

Para atingir a espessura extrema do Air, a Apple fez cortes significativos em componentes importantes, incluindo:
- Sistema de som com apenas um alto-falante (superior), sem efeito surround.
- Câmera traseira única, sem lentes teleobjetiva ou ultra-angular.
- Bateria de menor capacidade do que o modelo básico do iPhone 17, que é US$ 200 mais barato.
Produção do iPhone Air em Declínio
Fontes da cadeia de suprimentos afirmam que ajustes na produção do Air já começaram. O analista Ming-Chi Kuo, da TF International Securities, projeta um corte de 80% na capacidade produtiva até o início de 2026.
Os analistas consideram o Air como uma vitória de marketing, mas não de vendas. Nabila Popal, da IDC, comenta que, apesar de ter gerado um grande burburinho no lançamento, não conseguiu atrair o público em massa. O aparelho é visto como um passo para inovações futuras, possivelmente levando a um iPhone dobrável.

A Apple não se manifestou oficialmente sobre o tema, mas o CEO Tim Cook, em uma recente teleconferência, afirmou estar “muito satisfeito com a recepção do iPhone”. O Air representa um movimento audacioso da Apple em design desde o iPhone X, em um cenário de vendas estagnadas desde 2021.
E você, o que acha do iPhone Air? Já teve a chance de testar esse modelo? Compartilhe suas impressões nos comentários.


Facebook Comments