O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou sobre a tragédia que atingiu municípios do centro-sul do Paraná. Em sua mensagem, expressou sua profunda solidariedade às famílias das vítimas que faleceram devido ao tornado ocorrido em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava. “Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado”, disse o presidente nas redes sociais.
O fenômeno deixou pelo menos seis mortos, sendo cinco em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava. Além disso, houve 432 feridos e duas pessoas continuam desaparecidas. O tornado foi classificado como da categoria F3, com ventos que chegaram a atingir 250 km/h, conforme informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas.
Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann,…— Lula (@LulaOficial) November 8, 2025
De acordo com informações da Defesa Civil, 90% da área urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreu danos significativos. O município, com cerca de 14 mil habitantes, está localizado a aproximadamente 400 quilômetros de Curitiba. Lula anunciou o envio de uma equipe para a região, liderada pela ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e pelo ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, acompanhados de técnicos da Defesa Civil.
Lula também destacou que técnicos da Defesa Civil Nacional, especializados em ajuda humanitária e reconstrução, já estão a caminho das cidades. “Profissionais da Força Nacional do SUS prestarão auxílio à população e às equipes governamentais, que estão envolvidas no resgate e no suporte às vítimas”, afirmou o presidente.
A ministra Gleisi Hoffmann ressaltou em suas redes sociais que o momento é de unir esforços. “A missão é levar apoio do governo do Brasil às vítimas do tornado, com socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para auxiliar na reconstrução”, declarou.
O governador do estado, Ratinho Junior, decretou estado de emergência para facilitar a recuperação das áreas afetadas. Ele afirmou que muitas pessoas em Rio Bonito do Iguaçu estão sem lugar para dormir e que já estão sendo preparados alojamentos para os desabrigados.
Essa situação trágica destaca a necessidade de solidariedade e apoio, especialmente em momentos de crise. O que você acha que pode ser feito para ajudar as vítimas e a região? Compartilhe sua opinião nos comentários.

Facebook Comments