Nova presidente do TRT-BA assume com foco no fortalecimento da prestação jurisdicional

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A desembargadora Ivana Mércia Nilo de Magaldi tomou posse como presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) para o biênio 2025-2027. A cerimônia, que aconteceu na segunda-feira (5) no CECBA, em Salvador, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Durante seu discurso, Ivana enfatizou uma gestão focada no fortalecimento da atividade jurisdicional, na ampliação da infraestrutura judiciária e na valorização de magistrados e servidores. Ela compartilhou suas experiências do semiárido baiano, onde viu de perto as dificuldades de trabalho sem garantias formais. “A defesa dos direitos trabalhistas e da dignidade humana é o meu mantra”, afirmou, citando a influência de seu pai.

A nova presidente também abordou as mudanças nas relações de trabalho, destacando o papel da Justiça do Trabalho como guardiã da justiça social. Através de sua experiência na Corregedoria Regional, enfatizou a importância de melhorar o tempo de julgamento dos processos. “É fundamental reconhecer vocações, compreender ritmos e cuidar da felicidade de quem trabalha aqui”, acrescentou. No fim de sua fala, Ivana se dispôs ao diálogo: “Estou aberta a ouvir críticas e sugestões para cumprirmos nossas missões com sucesso”.

Captura%20de%20tela%202025 11 07%20081435

Foto: Divulgação / TRT-BA

Entre as prioridades de sua gestão, a saúde institucional e o bem-estar de magistrados e servidores estarão em destaque. Ivana também elogiou gestões anteriores pela conclusão do Fórum Trabalhista 2 de Julho e prometeu avançar na consolidação da unidade, incluindo a finalização do auditório do Pleno e melhorias operacionais. Além disso, a construção dos fóruns de Itaberaba e Euclides da Cunha será viabilizada, junto à manutenção das unidades do interior.

Um projeto importante para o biênio é a criação da 6ª Turma do Tribunal, com o objetivo de aprimorar a distribuição de processos e aumentar a capacidade de julgamento na segunda instância. “Essa medida é necessária para acompanhar o crescimento da demanda judicial e garantir maior efetividade na prestação jurisdicional”, explicou Ivana Magaldi.

Junto a ela, também tomaram posse a desembargadora Suzana Maria Inácio Gomes como vice-presidente, o desembargador Marcos Oliveira Gurgel como corregedor regional e a desembargadora Eloína Maria Barbosa Machado como corregedora regional adjunta.

A mesa de honra contou com a presença de autoridades como o vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, o ministro do TST, Cláudio Brandão, e a presidente da OAB-BA, Daniela Borges. O Coral do TRT-5 se apresentou durante a cerimônia.

E aí, o que você achou das propostas e desafios da nova presidente? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Partes de corpos são encontradas durante obra no Maranhão

Partes de corpos foram encontradas por funcionários durante uma obra de jardinagem no câmpus São Luís da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O...

Operação conjunta entre BA e ES prende acusado de estupro de vulnerável que estava foragido de Teixeira no Espírito Santo

Teixeira de Freitas: uma operação conjunta entre a Polícia Civil da Bahia e a Polícia Civil do Espírito Santo resultou na prisão de...

VÍDEO: Motociclistas realizam protesto e fecham Avenida Paralela após morte de mototaxista

Protesto de motociclistas interdita o trânsito na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), no final da tarde desta sexta-feira (16). A manifestação segue no...